WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dificuldades e dúvidas na amamentação

Confira dicas e esclarecimentos acerca do aleitamento materno

Dificuldades e dúvidas na amamentação   Cursos CPT


O desconhecimento da importância do leite materno para a saúde do bebê e uma compreensão distorcida acerca de como realizar a amamentação levam muitas mulheres a não fazê-la. Algumas são confundidas por mitos ou desmotivadas pela vaidade ou impedidas pela simples desinformação. O que realmente deve ser levado em conta? O que as mães e as futuras mamães precisam saber e o que elas podem fazer para superar possíveis dificuldades na hora de amamentar?

Crianças no mundo inteiro morrem por desnutrição e, de acordo com dados da ONU, grande parte das causas está relacionada à má alimentação recebida pelas crianças nos primeiros anos de vida. Infelizmente, existem razões que se constituem impedimentos para as mães amamentarem, como é o caso das doenças infecto-contagiosas.

Entretanto, o fato é que o aleitamento materno não deveria ser suprimido por motivos como preocupação com a beleza ou falsas crenças, tão pouco pela falta de instrução. O leite materno é altamente nutritivo e protege contra infecções, por isso é o primeiro alimento do recém-nascido, desde o primeiro dia, na mesa de parto. Sendo assim, antes de tomarem a decisão de não amamentar, as mães precisam buscar informação e sobretudo o acompanhamento médico.

Além disso, essa prática contribui para o laço entre mãe e filho. O bebê recebe simultâneamente alimento e conforto. Já a mãe aprende a se comunicar com o ele e a transmitir também afeto por meio desse ato. Sendo assim, para orientar mães e gestantes nesse momento tão importante, o a Distância Curso Do Nascimento ao Primeiro Ano do Bebê, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, traz orientações sobre como amamentar e esclarece dúvidas e problemas. Veja alguns deles:

I- Mamas cheias, pesadas, quentes e doloridas (ingurgitamento)


- Causas: horários rígidos das mamadas; ofertas de outros alimentos; técnica incorreta de sucção; mamilos planos ou invertidos.

- Como evitar:
 fazer uma avaliação dos mamilos ainda na gravidez; no caso de mamilos planos ou invertidos, fazer os exercícios recomendados; a mãe deve adotar o esquema de livre demanda; verificar se a criança mama em boa posição; não oferecer outros alimentos à criança.

- Como tratar: retirar o leite das mamas. Se possível, mantenha o bebê sugando. Caso contrário, retire o leite por expressão manual, utilize compressas e faça massagens. Se as mamas estiverem muito dolorosas, pode-se usar uma bomba. Assim que a mama amaciar um pouco, colocar a criança para sugar.

II- Como saber se a criança está recebendo a quantidade adequada de leite


A mãe pode produzir leite em quantidade suficiente para o bebê. Por isso, a alimentação deve ser equilibrada com muitas proteínas (leite, carnes, leguminosas) e muito líquido (três litros por dia). É importante também estar relaxada e descansada, amamentar com mais frequência (livre demanda) e não dar mamadeiras. Não existe leite fraco e quanto mais o bebê sugar, mais leite a mãe produzirá.

– Teste da fralda (investigar a diurese do bebê): o normal é que a criança urine seis vezes ao dia, quando é amamentada e recebe leite suficiente.

– Teste do peso (avaliar o crescimento do bebê): se o crescimento estiver adequado, significa que o bebê está recebendo leite em quantidade adequada. Nesse momento, não é necessário introduzir outros alimentos. A digestão do leite materno é mais rápida, portanto a criança tende a chorar de fome com mais frequência do que quando recebe mamadeira. Verifique se o choro do bebê é realmente de fome. Se o ganho de peso estiver inadequado, converse com o pediatra e tente descobrir as possíveis causas.

Conheça o Curso a Distância CPT do Nascimento ao Primeiro Ano do Bebê, elaborado por Luciana Fiel, Mestra em Família e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Viçosa (MG).

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, da área Educação Infantil.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?