Na Educação Infantil, primeira fase da escolaridade, as crianças buscam ativamente o conhecimento; para elas, brincar é mais importante que a ação mental. É pela brincadeira que a criança aprende a conhecer a si própria e o mundo que a cerca.
Durante a escolarização, haverá momentos de ação e de concentração, mas o importante é que todas as situações de ensino sejam interessantes para a criança. Essa fase deve priorizar vivências em que a criança amplie seus conhecimentos através da busca e da descoberta, de forma prazerosa, aprendendo a ser confiante e a participar de atividades em grupo.
A socialização e a inteligência iniciam na criança sozinha, com o egocentrismo – as crianças falam e brincam sozinhas. Por isso, podemos dizer que, somente quando a linguagem passa a ser utilizada para comunicação, é que iniciará a socialização propriamente dita, explica a Prof.ª Luciana Fiel do Curso CPT Educação Infantil - Formação Pessoal e Social - Fundamentado no Referencial Curricular Nacional.
A linguagem faz parte de praticamente todas as atividades básicas da vida humana. Grande parte da aprendizagem da criança é dependente da linguagem, que constitui a base da comunicação social.
A criança compreende a linguagem antes mesmo de ser capaz de usá-la de modo significativo. Por tanto, os pais e educadores devem oferecer experiências auditivas para as crianças antes mesmo que ela fale.
De acordo com Piaget, o pensamento da criança é originalmente individual (egocêntrico) passando, progressivamente, a um pensamento socializado. As trocas que o indivíduo mantém com o meio social variam de acordo com o seu nível de desenvolvimento, modificando de forma variada a estrutura mental, pois o ser humano se desenvolve para sobreviver no meio em que vive, e para isso depende da interação social.
É por meio dessa interação e das transmissões sociais que a criança se desenvolverá, criará sua lógica, afinal, são os adultos que ensinam às crianças o que é certo ou errado. Além da linguagem falada, a comunicação acontece por meio de gestos, de sinais e da linguagem corporal, que dão significado e apoiam a linguagem da criança.
Então, pode-se dizer que lidar com a criança é um processo contínuo. A comunicação com as crianças abrange palavras, ideias e amor entre as pessoas. Esta forma de comunicação abrange tudo o que falamos e de que maneira dizemos as coisas.
Normalmente, os adultos encontram desafios ao se comunicarem com as crianças, especialmente quando essa comunicação aborda os sentimentos tanto do adulto quanto da criança.
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Por: Thiago de Faria
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