WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça a diferença entre coleta seletiva e reciclagem

Em diversas situações, os termos coleta seletiva e reciclagem são utilizados como sinônimos, entretanto, é importante diferenciá-los

Em diversas situações, os termos coleta seletiva e reciclagem são utilizados como sinônimos, entretanto, é importante diferenciar cada conceito

 

A coleta seletiva deve ser pensada sempre em associação com a melhoria do sistema de limpeza urbana como um todo, desde a ampliação da abrangência e qualidade da coleta convencional, até a adoção de um sistema sanitário adequado para a destinação final dos resíduos. Entre as iniciativas de programas de coleta seletiva e reciclagem, estão aquelas que, desencadeadas por organizações não governamentais em parceria com empresas privadas tendem a melhores resultados.

Em diversas situações, os termos coleta seletiva e reciclagem são utilizados como sinônimos, entretanto, é importante diferenciar cada conceito. As definições mais frequentes do conceito de reciclagem a definem como o beneficiamento de produtos ou materiais que são transformados em novos produtos, voltando, assim, para o mercado de consumo.

Reciclar é muito importante por preservar recursos naturais, e por preservar o meio ambiente, diminuindo o material aterrado ou jogado a céu aberto, evitando-se a poluição do ar, da terra e da água. Contribui, ainda, para o adequado manejo dos resíduos sólidos, minimizando os problemas com vetores e doenças associadas aos resíduos e, além disso, torna o custo da produção menor, se comparado com o da produção originada diretamente da matéria-prima virgem.

Podem ser destacados os seguintes benefícios decorrentes da prática da reciclagem:

• prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
• diminui o desperdício;
• diminui o depósito de lixo em lugares clandestinos e inadequados;
• minimiza o aparecimento de vetores que vivem e se alimentam de resíduos;
• reduz o consumo de energia na produção;
• gera renda pela comercialização dos recicláveis.

Coleta seletiva é o ato de separar e coletar materiais já usados, mas que são recicláveis, como papéis, plásticos, metais e vidros, para que não sejam descartados como lixo, possibilitando assim sua comercialização e transformação em novos produtos, por meio de um processo de reciclagem artesanal ou industrial.

A coleta seletiva institucionalizada vem sendo implantada basicamente de duas formas:

Coleta seletiva domiciliar ou porta a porta

Os moradores da região atendida devem fazer a separação, dentro de sua residência, dos materiais secos e dos materiais úmidos (matéria orgânica). Em dias determinados, geralmente uma vez por semana, um caminhão (tipo baú) recolhe os materiais recicláveis.

Coleta por entrega voluntária ou ponto a ponto

Esse meio de obtenção de recicláveis exige um grande empenho da população que deve fazer a separação dos materiais em suas residências e levá-los até contêineres para depósito de papéis, plásticos, vidros e metais, localizados em pontos estratégicos da cidade.

A etapa seguinte à coleta é a separação e a triagem dos diversos materiais, e do rejeito, em um local apropriado. É feito também o enfardamento e a armazenagem até a venda para sucateiros ou indústrias recicladoras.

Por Andréa Oliveira.

Confira o Curso CPT Reciclagem de Entulho

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?