WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tecnologia permite rápida seleção genética do rebanho leiteiro

A rápida seleção genética dos bovinos de leite reduz significativamente os custos do pecuarista leiteiro

 Tecnologia permite rápida seleção genética de rebanho leiteiro


“O melhoramento genético do rebanho leiteiro tem surpreendido com suas inovadoras tecnologias. Já foi o tempo em que a baixa qualidade genética do gado de leite, no Brasil, comprometia o desempenho e a produtividade do setor”, afirmam Roberto Luiz Teodoro e Rui da Silva Verneque, professores do Curso a Distância CPT Melhoramento Genético de Gado de Leite e Online.

Recentemente, a Embrapa Gado de Leite anunciou um produto pioneiro para avaliação genômica do rebanho leiteiro. Segundo Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa, a tecnologia (chamada Clarifide Girolando) permite a rápida seleção genética dos bovinos leiteiros. A raça Girolando, resultante do cruzamento do zebuíno Gir com a raça Holandesa, foi selecionada para a realização dos experimentos genéticos.

Trata-se de um avanço jamais alcançado na genética do rebanho leiteiro nacional. Até o momento, a avaliação genômica de um reprodutor pode chegar a até 7 anos, pois os resultados são originados das progênies. Com a nova tecnologia, ao nascimento do bezerro, pode-se avaliar o seu potencial genético”, completa Martins. De fato, uma revolução no melhoramento genético brasileiro!

Além da Embrapa Gado de Leite, participaram da inovadora descoberta a CRV Lagoa (central de inseminação), a Zoetis (líder mundial em saúde animal) e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Foram necessários vários anos de estudo (desde 2010) e a participação de inúmeros especialistas para se chegar resultados tão impressionantes. O genoma do bezerro pode ser avaliado até mesmo antes de o bezerro nascer!

A amostra das células embrionárias pode ser extraída após sete dias da fecundação in vitro. Por meio da análise de apenas algumas células, todo o genoma do bezerro pode ser determinado com precisão e segurança de informações. A rápida seleção genética do rebanho leiteiro reduz os custos do pecuarista leiteiro. A tecnologia é acessível não apenas a grandes produtores como também a médios e pequenos.

Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Gado de Leite.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?