WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de pescado cresceu 39% nos últimos 3 anos no PR

Destaque para a produção em tanques-rede, que ajudaram o estado a atingir o volume de 35,8 mil toneladas de peixes

As tilápias são as espécies mais criadas para a comercialização no Paraná. Foto: reprodução.

Segundo o Boletim Estatístico do Ministério da Pesca e Aquicultura, a produção de pescado no Paraná subiu de 25,8 mil toneladas em 2008 para 35,8 mil toneladas em 2011. O acréscimo de 10 mil toneladas representa um aumento de 39% nos últimos 3 anos.

Uma das razões deste grande crescimento foi o incremento pela exploração da pesca no Lago de Itaipu, no qual as famílias de pescadores receberam autorização em março de 2008. Outro motivo foi o maior aproveitamento de tanques-rede, responsáveis pelo sustento de milhares de famílias no estado.

O Paraná é o quinto maior produtor de pescado do Brasil, ficando atrás do Rio Grande do Sul, de São Paulo, Santa Catarina e Ceará. Aproximadamente 22 mil famílias produzem peixe no estado, que foi o pioneiro na produção comercial de peixes. Apenas a região Oeste responde por mais de 50% da produção estadual.

O responsável pela área de piscicultura da Emater no Paraná, Luiz Danilo Muehlmann, afirmou que a maior parte dos produtores se dedica à produção de tilápias, sendo que o estado foi o primeiro a comercializar o filé do peixe no Brasil. A produção comercial em tanques-redes associados em forma de condomínio também foi uma inovação paranaense. Este sistema, segundo ele, viabiliza a existência dos produtores artesanais no mercado.

Muehlmann também destacou que a maior dificuldade para os produtores atualmente é conseguir o licenciamento para a produção. Ele explicou que sem a autorização é difícil conseguir crédito, o que incentiva a atividade. Mas, mesmo com esta e outras dificuldades, acredita que a aquicultura pode crescer bastante no estado.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?