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Plano de negócio - a importância de se fazer um

O plano de negócio é muito importante para que a empresa, já no início, consiga executar suas atividades de forma bem estruturada

A elaboração de um plano de negócio é fundamental para a empresa

O plano de negócio é muito importante para que a empresa tenha sucesso

O plano de negócios é uma forma de pensar sobre a viabilidade de se iniciar um negócio ou sobre o futuro do negócio: aonde ir, como ir mais rapidamente, o que fazer durante o caminho para diminuir as incertezas e os riscos.

Ele descreve um negócio, os motivos da existência da oportunidade que o mercado oferece para realizá-lo, como o empreendedor pretende agarrá-la e como buscar e gerenciar os recursos para aproveitá-la.

O plano é mais um processo do que um produto. É dinâmico, vivo e deve ser sempre atualizado. Não deve ser confundido com a empresa. Não é o negócio, mas a sua descrição.

O plano de negócios pode indicar que o empreendimento tem grande potencial de sucesso, mas também pode dar evidências de que o que se propõe realizar é irreal ou inviável, que existem obstáculos jurídicos ou legais intransponíveis, que os riscos são incontroláveis ou que a rentabilidade é aleatória ou insuficiente para garantir a sobrevivência da empresa ou do novo negócio. Pode sugerir também que o empreendimento seja adiado.

 

Ele é um instrumento de negociação interna e externa para administrar a interdependência com sócios, empregados, financiadores, incubadoras, clientes, fornecedores, bancos, entre outros.

 

Serve também como apoio para a obtenção de financiamento, empréstimos, de persuasão de novos sócios, de controle interno, de integração da equipe e envolvimento dos empregados e colaboradores.

 

Quem são os “clientes” do plano de negócios?

- o próprio empreendedor

- sócios e empregados;

- sócios em potencial;

- parceiros em potencial (distribuidores, representantes);

- órgãos governamentais de financiamento, bancos, capitalistas de risco (para obtenção de recursos de qualquer fonte);

-grandes clientes atacadistas, distribuidores, franqueados.


Quais as aplicações de um plano de negócios?

- Lançamento de produto;

- Inauguração de Unidade;

- Início de operação;

- Fusão ou compra;

- Capitalização financeira;

- Lançamento de ações;

- Criação de novas empresas;

- Revitalização da empresa.

 

O curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, traz um conteúdo completo sobre tudo que envolve a abertura e a administração de uma empresa.

 

Para saber mais, conheça também os outros cursos da área de Gestão Empresarial.

 

 

 

 

 

 

 

 

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