WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Leite orgânico: alternativa viável para a pecuária brasileira

O mercado de leite orgânico tem passado por crescimento substancial quanto ao consumo de produtos orgânicos de origem animal, particularmente a venda de leite

Leite orgânico - alternativa viável para a pecuária brasileira   Notícias Cursos CPT

Quando um consumidor procura um produto orgânico no mercado, seja oriundo da agricultura ou da pecuária, ele está buscando um alimento que considera mais saudável.

Em geral, ele tem em mente que este alimento está livre de produtos químicos como agrotóxicos ou medicamentos, amplamente utilizados na agropecuária, cujos resíduos podem ser prejudiciais à saúde de quem consome, afirma Luana Barros, Coordenadora do Projeto Sistema Orgânico de Produção do Zebu Leiteiro, da FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba.

A lógica é simples: pesticidas, herbicidas, fungicidas e biocidas usados para matar insetos, fungos, microrganismos, plantas invasoras, entre outros, podem também afetar o ser humano”, acrescenta Luana.

O mercado de leite orgânico tem passado por crescimento substancial quanto ao consumo de produtos orgânicos de origem animal, particularmente a venda de leite.

“A produção de leite orgânico é uma alternativa viável para a pecuária brasileira, tanto em termos tecnológicos como de mercado”, relata.

Entretanto, proporcionalmente, a quantidade de leite orgânico produzido no Brasil, em relação ao leite convencional, ainda é muito pequena, não chegando a 1% do que é produzido nacionalmente.

Para o produtor, a remuneração extra do produto supera em, aproximadamente, 50% o que é pago pelo leite convencional.

O valor agregado aumenta ainda mais nos segmentos da cadeia produtiva, sendo que o produto custa, para o consumidor, no varejo, pelo menos o dobro do preço do leite comum.

Apesar de ser consumido em proporções muito baixas, o potencial do mercado para produtos de laticínios orgânicos é muito grande.


O crescimento anual ultrapassa os 30%, já havendo uma movimentação da cadeia produtiva brasileira para a produção, processamento e comercialização do leite orgânico.

Os produtos orgânicos têm como característica positiva não apenas o fato de serem livres de produtos químicos potencialmente danosos à saúde humana. Diversas outras características favorecem sua produção, distribuição e comercialização.

Por incrível que pareça, o conceito produção orgânica é muito mais amplo, assim como seus benefícios, finaliza Luana.


* Luana Barros é também professora do Curso CPT Produção de Leite Orgânico.


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Produção Orgânica de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?