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Especialista: Agricultores devem aprender a comercializar seus produtos

Para comercializar sua produção, o produtor deve levar em consideração algumas medidas básicas consideradas pontos chaves para propiciar aos empreendimentos maiores lucratividades

Especialista: Agricultores devem aprender a comercializar seus produtos   Artigos Cursos CPT

 

O modo de praticar ou fazer a comercialização, para muitos, é uma habilidade inata, um dom para negócios, uma questão de bom-senso. Entretanto, como ciência, a comercialização apresenta várias técnicas que, combinadas a uma “filosofia” de como administrar adequadamente as questões, podem ampliar, substancialmente, o sucesso da atividade.

“Para comercializar adequadamente a sua produção, o produtor deve levar em consideração algumas medidas básicas que se constituem em pontos chaves de comercialização, podendo esses propiciar aos empreendimentos maiores lucratividades. Esses pontos podem ser usados independentemente do produto, do lugar e das circunstâncias em que se encontram”, afirma Alberto Martins Rezende, Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Viçosa.

É importante que o produtor saiba que nunca se deve entrar ou permanecer numa atividade de produção e comercialização, sem estar bem informado dos riscos e das oportunidades que essa oferece. É principalmente na hora da comercialização que se descobre que não se tem informação suficiente e adequada. “Dessa forma, quase sempre, o indivíduo se vê em situação de apuro ou de dúvidas sobre o que fazer para comercializar o produto, e a busca por informações deve ser feita por todos os meios. O melhor é dispor de um sistema de informações ao qual se possa recorrer, sempre que preciso, com segurança e rapidez”, explica o Agrônomo.

A maior parte dos produtos agrícolas, ao serem colhidos, não estão prontos para consumo. Quase todos os produtos precisam sofrer algum tratamento ou preparo antes de chegar à mesa do consumidor. O tratamento pode se resumir em uma simples operação de limpeza, um processo de embelezamento, como: polimento, aparas, aromatização, desinfecção, embalagem, rotulagem, marca, padronização, classificação e até mesmo a um processo mais complexo de transformação agroindustrial.

“Além disso, o produto precisa ser transportado, armazenado, promovido e financiado para que o consumidor possa adquiri-lo no tempo certo, no lugar certo e da forma desejada. Tudo isso se chama agregar valor ao produto, ou seja, uma laranja lavada tem mais valor do que uma laranja não lavada. Uma fruta polida tem mais valor agregado do que uma não polida”, finaliza o especialista.

* Alberto Martins Rezende é professor do Curso a Distância CPT Comercialização Agrícola.

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Por Silvana Teixeira.

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