WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Energia solar poderá ser usada amplamente em residências dentro de cinco anos

O sol é uma fonte renovável de energia inesgotável, gratuita e limpa

 

A instalação é simples, os custos de manutenção são mínimos e a vida útil do sistema é prolongada.

 

A energia total fornecida pelo Sol ao nosso planeta, durante um ano, equivale a aproximadamente 10.000 vezes a energia total consumida pela população mundial nesse mesmo período. Nabuo Tanaka, proprietário de uma agência espanhola produtora de energia, que anteriormente produzia  eletricidade por meio de recursos não-renováveis e agora mudou a produção para energia alternativa, afirma que “o potencial da energia solar é enorme. A energia que a Terra recebe do Sol em uma hora equivale ao consumo médio anual. Investindo nessa tecnologia, em 2050 teremos condições de produzir entre 20% e 25% da eletricidade mundial a partir do sol”.

A captação e a transformação da energia solar em outras formas de energia baseia-se em uma tecnologia bastante simples, eficiente e relativamente barata, que vem sendo cada vez mais utilizada, e com muito sucesso. O plano, agora, é ambicioso. Pretende-se colocar espelhos espalhados por todo o deserto do Saara, a fim de produzir energia suficiente para abastecer países da Europa.

Segundo Tanaka, as grande usinas fotovoltaicas,  que transformam a energia luminosa proveniente do sol em eletricidade para alimentar lâmpadas, serão competitivas dentro de 20 anos. E as termossolares, que transformam a energia solar em forma de aquecimento, em 25 anos. Comparando seu custo com o da energia nuclear, tanto para empresários, quanto para consumidores, não há muita diferença. “Muita gente diz que a energia nuclear é barata, mas isso depende do preço do CO2”, ironiza o empresário.

O Brasil, pela localização geográfica, é um país privilegiado em incidência de sol. Praticamente todas as suas regiões localizam-se na faixa entre o equador e o trópico de capricórnio, que é a área de maior potencial solar. Para o professor e pesquisador Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, no curso Energia Solar para Aquecimento de Água, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “essa condição é extremamente favorável ao nosso país. Em praticamente todas as regiões é possível aproveitar essa energia. Pode-se considerar que é possível instalar sistemas de captação de energia solar em todo o Brasil”.

O professor, que é doutor em engenharia mecânica, cita, ainda, as vantagens do uso desse tipo de energia, “a instalação é simples, os custos de manutenção são mínimos, a vida útil do sistema é prolongada e os custos com a energia elétrica são minimizados, promovendo retorno financeiro dentro de pouco tempo”.

A preocupação com a finitude dos recursos não-renováveis e com o meio ambiente tem levado ao desenvolvimento e aprimoramento de energias alternativas. Infelizmente, isso ainda não é suficiente para estabilizar a concentração de CO2 na atmosfera. Porém, é um grande passo em direção à produção sustentável de eletricidade e calor, que poderá estar acessível, de forma simples, ecológica e barata, dentro de pouco tempo, à população mundial.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?