Evolução da tecnologia, mudança no perfil do consumidor, nova realidade do mercado, ascensão da sustentabilidade como preocupação global e crescentes exigências da sociedade têm gerado novas demandas em relação ao trabalho dos refrigeristas.
Pesquisas apontam que até meados dos anos 80 bastava ao técnico em refrigeração, para atuar em sua profissão, ter noções básicas de mecânica e elétrica, em geral aprendidas na prática. Atualmente, devido à tecnologia moderna e avançada, eles precisam de treinamento para atuarem nos sistemas eletrônicos e de automação integrados aos equipamentos de refrigeração e ar-condicionado, se quiserem desempenhar com eficiência suas atividades.
Hoje, o que se espera dos técnicos em refrigeração é que eles sejam, no mínimo, polivalentes, ou seja, estejam preparados para desempenhar bem várias funções e executar tarefas mais complexas. Neste sentido, saber apenas o básico já não é mais suficiente. Que fique claro, portanto, que o futuro do refrigerista está ligado a sua capacitação para atuar no segmento de refrigeração comercial. O potencial desse segmento é enorme, mas é preciso atingir novos padrões de conhecimento e de profissionalismo.
O que fazer? Isso é simples: adquirir cada vez mais conhecimentos, profissionalizar-se, a fim de atender a grande variedade de equipamentos (cada vez mais sofisticados) e sistemas de refrigeração de recursos avançados; manter-se sempre atualizado, principalmente quanto ao uso de novas tecnologias, como smartphones, tablets e notebooks com acesso à internet, com o intuito de tirar dúvidas, trocar informações com outros técnicos e, ou fabricantes, registrar e avaliar equipamentos danificados por meio de fotografias que mostrem sua situação real, entre outros.
Como fazer? Os técnicos em refrigeração que desejarem se tornar verdadeiros profissionais do futuro podem optar por dois caminhos: aprimorar seus conhecimentos por meio de cursos superiores ou, então, cursos técnicos profissionalizantes. Somente assim serão capazes de oferecer uma prestação de serviços de qualidade, com suas atenções voltadas para o meio ambiente e com práticas de trabalho cada vez melhores, satisfazendo todas as necessidades e anseios dos clientes.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Clube da Refrigeração.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.