WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A avaliação primária e sua importância

Saiba qual a importância de se fazer uma avaliação primaria de qualidade nos primeiros socorros.

A avaliação primária e sua importância    Artigo CPT


Nos primeiros socorros a avaliação primária é crucial, é com ela que se terá conhecimento da condição que o paciente está, qual o nível dos seus ferimentos e qual o grau de urgência ou emergência que ele está ocupando. A professora Luciana de Moraes do Curso CPT de Primeiros Socorros — nas Escolas, nas Empresas e em Residências, diz que: ''Uma das primeiras coisas que você deve fazer no local do acidente é cuidar da segurança — não apenas da vítima, mas também da sua e dos espectadores que estiverem presentes. Garantir a segurança é a prioridade fundamental; não se consegue ajudar uma vítima se você mesmo se tornar uma vítima''.


Avaliação primária


O exame de avaliação inicial ou primária do estado da vítima deverá considerar quaisquer danos que representem risco imediato de morte; principalmente comprometimentos circulatórios, respiratórios e as hemorragias. Este deverá ser realizado in situ; ou seja, consiste basicamente em fazer uma valorização global do estado da vítima com o objetivo de:
♦ Estabelecer a gravidade de suas lesões.
♦ Fazer o alarme adequado.
♦ Determinar as prioridades de socorro.
♦ Adotar medidas necessárias ao quadro clinico da vítima.
♦ Evacuar/promover a evacuação da vítima para um centro hospitalar nas condições adequadas.


Na avaliação primária da vítima, deve-se considerar quaisquer danos que representem risco imediato à vida, principalmente os comprometimentos da respiração, circulação e hemorragias, identificando e assegurando a manutenção das funções vitais, corrigindo as situações de perigo de morte iminente; pois, estas não sendo corrigidas, podem agravar seriamente o estado da vítima.


— Essa avaliação deverá ser realizada a partir da verificação da consciência da vítima, a partir da sua própria identificação para com a vítima e através da autorização da vítima em permitir o seu atendimento. Inicie perguntando à vítima como ela se chama, quem é ela, qual a idade, se ela é residente da cidade, o que aconteceu, realizando ainda a pergunta se ela permite, autoriza o nosso atendimento: “eu sou a professora Luciana, eu vim te auxiliar nos primeiros socorros, eu gostaria de saber se você autoriza o meu atendimento a você”. Em algumas situações, não é esse o quadro que você encontrará. A vítima pode estar inconsciente ou até mesmo muito atordoada para poder responder.


— Em vítimas inconscientes, deve-se tentar acordá-la e, não tendo resposta, deve-se iniciar um estímulo doloroso. Para realizar esse estímulo, deve-se, procurar o osso externo no peito da vítima, fechar a nossa mão e fazer uma leve compressão. Caso a vítima esteja consciente, ela reagirá a esse estímulo. Esse estímulo nunca deve ser realizado dando-se tapas, beliscão, pois todas essas ações são agressões físicas e não devem ser aplicadas às vítimas. O objetivo da avaliação inicial da vítima é identificar problemas que ameacem iminentemente a vida da vítima e quais necessitam de atendimento imediato.


— A checagem da vítima determina se há problemas de risco imediato de vida que requeiram atendimento rápido; esse aspecto envolve a verificação da avaliação inicial da vítima. A avaliação inicial consiste na avaliação da consciência da vítima, em sua responsividade, na avaliação de possíveis danos na coluna vertebral, na avaliação das vias aéreas (A), respiração (B), circulação (C) e hemorragias graves.


— A sequência indicada nos protocolos da avaliação inicial não deve ser modificada e necessita ser realizada em menos de 1 minuto, a menos que algum problema tenha de ser corrigido.


Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo!

Os objetivos nos primeiros socorros

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

 

Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?