Como melhorar o rendimento do condicionador de ar

Para que o condicionador cumpra sempre a sua função, que é proporcionar a obtenção de um ar de boa qualidade, é fundamental que ele esteja sempre em perfeitas condições de funcionamento

Manutenção de ar

Para que o condicionador cumpra sempre a sua função, que é proporcionar a obtenção de um ar de boa qualidade, é fundamental que ele esteja sempre em perfeitas condições de funcionamento 

O princípio de funcionamento dos condicionadores de ar tipo Janela e Split é o da refrigeração mecânica, com a utilização do ciclo de compressão a vapor. Ou seja, é o mesmo das geladeiras, freezeres e bebedouros convencionais. No entanto, para garantir que o ar do ambiente irá circular e passar pelo evaporador, onde trocará calor com o fluido, existe uma turbina acionada por um motor elétrico, que succiona o ar do ambiente, força a sua passagem através do evaporador para, em seguida, encaminhar o ar mais frio de volta para o recinto, onde se pretende obter ar condicionado.

“Nos condicionadores de ar tipo janela, as câmaras de condensação e de evaporação ficam localizadas em um mesmo equipamento. Já nos do tipo Split, elas ficam separadas. A de condensação fica instalada na parte externa das edificações e a de evaporação, dentro dos recintos onde se pretende obter ar condicionado”, afirma o professor José Arnaldo Duarte, do curso Condicionadores de Ar de Janela e de Split – Instalação e Manutenção, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

O que o técnico precisa saber

 

Para que o condicionador cumpra sempre a sua função, que é proporcionar a obtenção de um ar de boa qualidade, é fundamental que ele esteja sempre em perfeitas condições de funcionamento. E, para isso, você, técnico em refrigeração, precisa saber executar ações específicas com conhecimento técnico e de forma eficiente. São elas:

 

- Conhecer bem os equipamentos;

- Saber dimensioná-los para uma determinada situação;

- Saber avaliar se as condições de instalação estão ou não bem instaladas;

- Saber verificar se a operação e o uso dos equipamentos estão ocorrendo de forma correta;

- Saber identificar eventuais problemas, realizar testes e executar a manutenção adequada de forma que os equipamentos mantenham sempre suas características originais.

 

Problemas mais comuns de ocorrerem em um condicionador de ar

 

O problemas mais comuns de ocorrerem em um condicionador de ar, seja do tipo Janela ou Split, são os seguintes:

- O equipamento não resfria o ar do ambiente;

- O equipamento resfria pouco o ar do ambiente;

- O equipamento não aquece o ar do ambiente;

- O equipamento aquece pouco o ar do ambiente;

- O equipamento funciona apresentando barulho anormal;

- O motor do ventilador não gira;

- O motor do ventilador gira lentamente;

- O compressor não arranca;

- O protetor térmico arma e desarma continuamente;

- A corrente elétrica é elevada.

 

Baixo rendimento do equipamento

 

O problema mais facilmente observado em um condicionador de ar, que pode ser atribuído ao seu sistema frigorígeno, é o baixo rendimento do equipamento. Em outras palavras, um aparelho que atendia plenamente uma situação passa a não oferecer mais conforto térmico no ambiente, mesmo se programado para operar na condição de máximo frio. Os problemas que podem ocasionar baixo rendimento em um condicionador de ar são os seguintes:

 

- Formação de gelo evaporador;

- Excesso de fluido refrigerante no sistema;

- Compressor com baixa capacidade de compressão;

- Entupimento do sistema.

 

Limpeza do filtro de ar

 

O filtro é um elemento importante no sistema, uma vez que é o responsável pela purificação do ar que será respirado pelas pessoas. A poeira e as impurezas em suspensão no ar ficam retidas no filtro, e, por isso, ele deve ser lavado a cada três meses, independente de o equipamento de refrigeração apresentar ou não sinais de baixo rendimento. Nos locais com maior quantidade de poeira, a limpeza do filtro deverá ser feita uma vez por mês. Para fazer a limpeza do filtro de ar, basta você retirá-lo do equipamento (que, nesse momento, deverá estar desligado) e lavá-lo em água corrente.

 

Caso ele esteja muito sujo, você poderá utilizar, primeiro, um aspirador de pó para retirar o excesso de poeira, para, depois, lavá-lo em água corrente. Não utilize água quente, produtos ou materiais abrasivos para não prejudicar a qualidade dos filtros, que são elementos bastante sensíveis. Utilize apenas água corrente, sabão neutro (somente se necessário) e passe as mãos levemente no filtro enquanto estiver sendo lavado. Depois de lavado, espere o filtro secar completamente para recolocá-lo no aparelho. A secagem deverá ser feita à sombra e, enquanto estiver sem o filtro, o aparelho deverá permanecer desligado.

 

Teste de vazamento

 

A existência de vazamentos de fluido refrigerante é uma das causas de baixo rendimento de um equipamento condicionador de ar. Isso acontece porque, havendo vazamento, a quantidade de fluido refrigerante passa a ser insuficiente para remover toda a carga térmica do ambiente, como acontecia antes do surgimento do vazamento. Uma maneira prática de detectar vazamentos é por meio da utilização de espuma de sabão que deverá ser aplicada nas conexões, em locais eventualmente amassados e nos prováveis pontos de vazamentos.

Além da espuma de sabão, você poderá utilizar também um detector de vazamentos. Esse instrumento, dependendo do fabricante e do modelo, poderá possuir uma escala de ajuste da sensibilidade, fazendo com que a presença de gás refrigerante no ar, por menor que seja, possa ser detectada pelo instrumento, que emitirá um sinal sonoro. Uma boa sugestão é a utilização dos dois métodos. Primeiro você deverá utilizar o detector de vazamentos para descobrir se existe ou não fugas de gás refrigerante. E, sendo isto constatado, utilize a espuma de sabão para identificar exatamente onde estão os vazamentos.

 

Desentupimento do sistema

 

Para fazer o desentupimento do sistema, seja do evaporador, do condensador ou do tubo capilar, você deverá, primeiro, sacar o compressor. Depois, adote um procedimento específico para cada caso. Acompanhe!

 

1) Retire o compressor, procedendo-se da forma demonstrada no filme, ou seja: desfazendo as soldas entre o compressor e as linhas de alta e de baixa; abrindo a caixa de ligação e desfazendo as conexões elétricas; soltando os parafusos que prende o elemento à base do aparelho; e retirando o compressor para fora do gabinete.

2) Corte a linha de líquido no seu início, bem próximo da saída do condensador. Faça isso com muito cuidado, utilizando-se um corta- frio.

3) Solde dois adaptadores de 1⁄4 de polegadas, com rosca, sendo um no início da linha de alta e o outro no final do condensador (nos locais onde as tubulações foram cortadas).

4) Utilize esses dois adaptadores para fazer as conexões com o dispositivo que contém o fluido para limpeza. Para o caso de sistemas menores (Janela e Splits de pequena ou média capacidade) você poderá utilizar um sistema adaptado. O fluido utilizado, neste caso, deverá ser o R141b.

5) Regule a pressão do nitrogênio para 100 Psi, no máximo (por questão de segurança) e inicie o processo de desentupimento. A pressão do Nitrogênio será transferida para o interior do cilindro e conduzirá o R141b, pressurizado, para dentro do condensador. Quando esse líquido começar a cair no recipiente de coleta com bolhas de ar, feche a válvula de descarga do cilindro adaptado e também o cilindro de Nitrogênio.

 

Depois de fazer os testes de entupimento, refaça o circuito frigorígeno. Solte os adaptadores, refaça as conexões e reinstale o compressor.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Refrigeração.

 

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

welder fernando trindade

29/08/2015

Gostaria de receber vídeos aulas sob pressurização para obter mais conhecimentos.

Resposta do Portal Cursos CPT

20/01/2017

Olá, Welder!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

claudio

25/01/2015

Olá, muito obrigado pelas dicas, estou começando a trabalhar nesta área e convivo com esses problemas.

Resposta do Portal Cursos CPT

20/01/2017

Olá, Cláudio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. E ficamos felizes que tenha gostado da nossa dica sobre rendimento do ar condicionado.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

william ricieri moura

25/01/2015

Bom dia, depois de ter trocado um compressor de 12000btu/h, o mesmo aquece sendo desligado pelo rele de proteção. Pode ser entupimento no capilar? Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

20/01/2017

Olá, William!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Seria interessante consultar um técnico na área par mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marcelo

30/01/2014

Meu ar perdeu rendimento gela muito pouco verifiquei o gás e a pressão

Resposta do Portal Cursos CPT

20/01/2017

Olá, Marcelo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que entre em contato com um técnico responsável em manutenção de ar condicionados em sua cidade ou região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

JOrge Luiz do Rosario GAto

23/01/2014

Tenho certeza de que o curso de refrigeração é sim um bom curso.

Resposta do Portal Cursos CPT

20/01/2017

Olá, Jorge Luiz!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área Refrigeração.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Carlos Alberto Ferreira

08/01/2014

Gostei muito da aula, ou sendo adorei!! Muito bem explicado.

Resposta do Portal Cursos CPT

20/01/2017

Olá, Carlos!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos muito felizes que tenha gostado do artigo sobre condicionadores de ar.

Atenciosamente,

Vilmara Silva.

Eduardo Zanatta

01/01/2014

Boa noite, feliz 2014! Olá, Meu aparelho de Ar condicionado é o modelo janela, Gree, 7500Btus. Ele sempre funcionou muito bem e foi limpo alguns meses atrás. Porém ocorre agora que ele deixou de ser eficiente, passando apenas a enviar um "vento agradável" para o meu quarto. Foi verificada pressão do gás - Ok, Limpeza do Evaporador - Ok. O Técnico chegou a pôr o aparelho literalmente debaixo d´agua no seu tanque de lavar roupas, afim de ver se havia algum vazamento, e nada. Ele está agora dizendo em verificar se o filtro/tubo capilar precisa ser trocado. Bom, análises à parte, eu verifiquei que o seu evaporador está esfriando somente em torno das 3 primeiras carreiras de tubos (contando debaixo para cima) e todos os tubos restantes acima permanecem na temperatura normal quente, o mesmo das grelhas do evaporador, ele esfria somente a parte bem debaixo e o restante acima fica toda quente. Acho que isso é o motivo do ar não estar esfriando, correto? Mas o que causa esse problema? Obrigado pela sua atenção

Resposta do Portal Cursos CPT

20/01/2017

Olá, Eduardo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que entre em contato com a fabricante do seu ar condicionado, para que a mesma possa indicar um técnico para analisar o problema.

Atencisoamente,

Ana Carolina dos Santos

vander r araujo

29/10/2013

Caro amigo Gostaria de saber sobre este curso de ar de janela e split, comprei um curso na Edubras mais nao gostei , por qual motivo; Tem muita balela, coisas repetidas em varios dvds e o principal que é falho, defeitos nao tem quase nada, ja sou instalador ja conheço varios defeitos de peças mais gostaria de um curso que tenha mais informaçoes sobre defeitos e falhas na placa codigos de erros. Me informe se o Curso do CPT que possui estes quesitos que preciso desde ja muito obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

20/01/2017

Olá, Vander!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Condicionadores de Ar de Janela - Instalação e Manutenção.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Cursos Relacionados

Curso Básico de Refrigeração Curso Básico de Refrigeração

Com Prof. Dr. José Arnaldo Duarte

R$ 398,00 à vista ou em até 10x de R$ 39,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais
Curso Geladeira e Freezer Residenciais - Instalação, Utilização e Manutenção Curso Geladeira e Freezer Residenciais - Instalação, Utilização e Manutenção

Com Prof. Dr. José Arnaldo Duarte

R$ 398,00 à vista ou em até 10x de R$ 39,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais
Curso Condicionadores de Ar de Curso Condicionadores de Ar de "Janela" e "Split" - Instalação e Manutenção

Com Prof. Dr. José Arnaldo Duarte

R$ 398,00 à vista ou em até 10x de R$ 39,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais
Curso Condicionadores de Ar de Grande Porte - Chiller-Fan Coil, Self Contained e Roof Top Curso Condicionadores de Ar de Grande Porte - Chiller-Fan Coil, Self Contained e Roof Top

Com Prof. Dr. José Arnaldo Duarte

R$ 398,00 à vista ou em até 10x de R$ 39,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais

Outros artigos relacionados à área Refrigeração

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade