Metodologia de projetos escolares: etapas do desenvolvimento

Considerando que trabalhamos seguindo um calendário escolar, temos de planejar o projeto e orientar a ação dos alunos, de acordo com as previsões contidas nele

Metodologia de projetos escolares: etapas do desenvolvimento
 

Considerando que trabalhamos seguindo um calendário escolar, temos de planejar o projeto e orientar a ação dos alunos, de acordo com as previsões contidas nele, de forma que o projeto tenha começo, meio e fim. Segundo Elaine Battestin, professora do Curso a Distância CPT Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino, em Livro+DVD e Curso Online, "Esse final pode ser considerado um momento provisório, a partir do qual pode surgir um novo projeto, de forma que fique claro que o conhecimento não tem limites, e que a curiosidade e a criatividade não têm fim". Essa possibilidade de recomeço também tem um caráter de permitir um novo ciclo com ações em nível mais elaborado de compreensão dos conteúdos.

Um questionamento que normalmente vem à tona diz respeito à duração de um projeto, uma vez que a atuação do professor segue um calendário escolar e, portanto, pensar na possibilidade de se ter um projeto que não tem fim causa certa preocupação em termos de seu compromisso com os alunos de uma determinada turma. Nesse sentido, uma possibilidade seria pensar no desenvolvimento de um projeto que tenha começo, meio e fim, tratando esse fim como um momento provisório, ou seja, que a partir de um fim possam surgir novos começos.

A importância desse ciclo de ações é justamente que o professor possa criar momentos de sistematização dos conceitos, estratégias e procedimentos utilizados no desenvolvimento do projeto. A formalização pode propiciar a abertura para um novo ciclo de ações num nível mais elaborado de compreensão, dando, portanto, o formato de uma espiral ascendente, representando o mecanismo do processo de aprendizagem.

Primeira etapa: identificação do tema


Junto com os alunos, primeiramente, será feita a identificação da situação-problema que será trabalhada, ou seja, a definição do tema do projeto. Nessa fase, chamada de problematização, o problema será estudado e discutido, elaborando-se sua descrição e caracterização. Serão considerados os conhecimentos prévios dos alunos, suas expectativas, e os objetivos do grupo, de forma a se chegar à organização do projeto, por isso, é de extrema importância que o problema seja real, relacionado ao contexto de vida dos alunos.

Segunda etapa: desenvolvimento


A seguir, tem-se início a fase de desenvolvimento. Nessa etapa, serão estabelecidas quais as estratégias necessárias para que o grupo consiga atingir seus objetivos. Então, inicia-se a investigação e a produção, com a realização de pesquisas bibliográficas e de campo, entrevistas e debates, entre outras atividades, que vão variar conforme o tema do projeto.

Terceira etapa: síntese


Por fim, chega-se à fase de síntese. Nesse momento, os conceitos, valores e procedimentos construídos serão trabalhados de forma a torná-los algo palpável, tomando a forma de material escrito, apresentações em sala, relatórios, filmes, exposições, dramatizações, objetos, maquetes, entre outras atividades. Nessa fase, novos problemas a serem solucionados podem ser identificados, dando origem a novas aprendizagens.

É importante destacar que o professor deverá realizar a avaliação durante todas as etapas do projeto, de forma contínua, ao longo do processo e na obtenção do material final. Poderá ser feita, também, na forma de autoavaliação.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Cursos Relacionados

Curso Gestão de Sala de Aula Curso Gestão de Sala de Aula

Com Prof.ª Rozimar Ferreira

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais
Curso Estratégias de Ensino - Como Fazer Seus Alunos Aprenderem Mais Curso Estratégias de Ensino - Como Fazer Seus Alunos Aprenderem Mais

Com Prof. Dr. Per Christian

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais
Curso Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino Curso Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino

Com Prof.ª Elaine Battestin

R$ 398,00 à vista ou em até 10x de R$ 39,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Metodologia de Ensino

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade