WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estratégias de comunicação para uma boa aula

Ao ensinar, o professor tem de considerar as capacidades e características dos alunos, de forma a estabelecer as melhores estratégias de comunicação em sala de aula para que eles aprendam

Estratégias para comunicação em sala de aula

Ao ensinar, o professor, neste caso o emissor, não pode se esquecer de considerar as capacidades e características do receptor (o aluno), para que a comunicação se estabeleça. A aula expositiva, basicamente, é uma exposição oral, ou seja, uma situação em que um conferencista, palestrante, instrutor ou professor se apresenta diante de um público específico, buscando transmitir uma mensagem que represente conceitos ou ideias. Segundo Per Christian Braathen, professor do Curso CPT Aula Expositiva, "Quando dá uma aula, o professor envia mensagens verbais ou não verbais que visam comunicar mapas cognitivos ou criar experiências referenciais para seus alunos". Mas, afinal, que estratégias usar para melhorar a comunicação em sala de aula de forma que os alunos aprendam mais?

1- Desenvolva melhor em seus alunos os cinco sentidos


A capacidade dos alunos, ou de qualquer pessoa, de aprender e de se comunicar, vem da habilidade de criar mapas mentais, que são construídos a partir da informação que chega à pessoa pelos cinco sentidos, que são: visão, audição, tato, paladar e olfato. Isso acontece de tal forma que todo pensamento que uma pessoa tem, independente do conteúdo, vai depender das imagens que viu, do som que ouviu, das sensações, odores e paladares que sentiu, e da combinação entre esses elementos na estrutura cognitiva.

2- Melhore sua comunicação verbal


Quando uma pessoa fala em voz alta, significa que está usando o canal verbal de comunicação. Quando tenta passar uma imagem, desenho ou símbolo está usando uma forma visual ou simbólica de comunicação. Por outro lado, a pessoa pode também fazer representações mentais do que viu, ouviu ou sentiu de tal forma que, quando uma pessoa pensa, o faz com imagens internas ou a partir de um diálogo interno. Dessa forma, é possível ao professor utilizar diferentes recursos para atingir seus objetivos no ensino, de formas verbais, visuais, emocionais ou físicas. O professor pode direcionar sua aula para ser basicamente verbal, ou também visual, utilizando imagens, visualizações ou representações físicas de ideias (como as demonstrações). Cada pessoa tem preferência por um ou mais desses canais de representação, tanto quando faz uma apresentação como quando faz parte da plateia.

3- Utilize formas verbais diferentes para transmitir suas ideias


Ao variar as formas de apresentar um dado conhecimento, o professor está propiciando condições de aprendizagem para que alunos com diferentes formas de perceber informações.

4- Conheça bem o estilo de aprendizagem de seus alunos, para elaborar melhor suas aulas


Além da preferência por determinados canais de representação, os alunos também têm diferentes estilos de aprendizagem. Vale a pena lembrar que o aprendizado é idiossincrático, ou seja, cada pessoa aprende de uma maneira particular. Isso tem a ver com o fato de que cada aluno tem capacidades sensoriais desenvolvidas de formas diferenciadas. Alguns são mais visuais, enquanto outros têm maior dificuldade de fixar informações apenas visuais. Outros são mais verbais, falando sobre suas experiências com grande facilidade, enquanto existe gente que tem enorme dificuldade em lidar com as palavras. Por fim, existem alunos que são muito mais orientados pelos sentidos, comunicando-se e aprendendo muito mais pela ação do que pela visualização ou pela audição. Se a aula expositiva é essencialmente verbal, as pessoas que têm maior facilidade de aprendizado por imagens ou por via sensorial serão prejudicadas.

5-  Estratégias representacionais, como as metáforas, podem ajudar muito no processo de ensino-aprendizagem


Além dos canais de comunicação discutidos até aqui, existem também tipos de estratégias representacionais que podem ser usadas para melhorar e aumentar a capacidade de aprendizagem. Uma das mais importantes utiliza a representação de algo como sendo outra coisa, seja como uma representação simbólica, seja como uma metáfora. No caso da metáfora, o que se tem é uma forma de linguagem em que se fornece a estrutura, por meio da qual as situações reais e a informação passam a ter sentido. A metáfora é uma das mais importantes formas ligadas à estratégia de pensamento. Podem ser percebidas como simples “ilustração” da realidade vivida pelo aluno, mas podem ser a percebidas também como algo que influencia de maneira profunda percepção da realidade das pessoas, sendo uma maneira efetiva de representar questões importantes relativas aos valores e à identidade. As representações metafóricas, são, por isso, excelente maneira de iniciar novas associações com relação à compreensão de um conceito, além de estimular raciocínios que podem levar ao nível de abstração necessário para transferir ou aplicar aprendizagens específicas em contextos diferentes.

6- Alterne os canais de comunicação durante a exposição de um conceito


Outra estratégia interessante é a mudança do canal representacional pelo qual os alunos estão percebendo ou mapeando um conceito. Por exemplo: durante a aula, o professor passa do canal verbal para o visual através do desenho, ou do visual ao físico pela expressão de algo e assim por diante. Uma terceira estratégia de comunicação é usar múltiplos canais de representação, como ocorre em uma apresentação multimídia.

Conclui-se, portanto, que quanto maior for a capacidade de o professor usar os sistemas de representação, maior será o número de conexões que estará estimulando em seus alunos.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

João Abrantes Jesus Cristo

28 de nov. de 2023

Gostei muito do artigo... 1-Gostaria saber quais são os problemas que atrapalham a participação activa dos alunos nas actividadess de ensino. 2- quais são os problemas que atrapalham a comunicação entre professores e alunos na sala de aula.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de nov. de 2023

Olá, João Abrantes Jesus Cristo! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

KEILA APARECIDA DOS SANTOS SILVA

8 de fev. de 2021

MUITO INTERESSANTE , PRETENDO FAZER CURSO NESSA AREA

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de fev. de 2021

Olá, Keila

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?