WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Outorga de água e Leis da água: você sabe o que é? Eu te explico

A água é um bem comum de domínio público que até pouco tempo era considerada como um recurso abundante e renovável

Outorga de água e Leis da água: você sabe o que é? Eu te explico

A água, um bem comum de domínio público, que até pouco tempo atrás era considerada um recurso abundante e renovável, atualmente tem sua disponibilidade ilimitada amplamente discutida no que diz respeito à sua qualidade.


O grande desafio que se apresenta neste momento para o Estado e para a sociedade em geral reside na administração da oferta e demanda por recursos naturais, sejam eles renováveis ou não, explicam os professores Dr. Denis Leocádio Teixeira, Carlos Henrique Ramalho Ferenc, Dr.ª Francisca Zenaide de Lima e Prof. José Dermeval Saraiva Lopes, do Curso CPT Outorga de Água.


A Lei 9.433 de 1997, conhecida como Lei das Águas, representa o principal instrumento legal que reconhece a água como um recurso natural de direito universal, demandando do Estado ações que, sob uma perspectiva socioeconômica, englobam três funções fundamentais: alocativa, distributiva e estabilizadora.


A regulação de atividades econômicas é muito antiga e se institui em leis, normas, regras e instituições que refletem aspectos históricos, geográficos e sociais, que em maior ou menor grau, são tentativas de atender aos anseios da sociedade. A literatura econômica moderna aponta para situações nas quais órgãos e regulamentos existem para controlar a estrutura e o funcionamento de alguns setores específicos, como forma de corrigir as falhas de mercado.


Se, por um lado, a água é legalmente definida como sendo um bem comum, cujo uso é um direito de todos, por outro, há a necessidade de se fazer uma gestão eficiente desse recurso para garantir o acesso à água de qualidade a todos os cidadãos.


A outorga é o instrumento da Política de Recursos Hídricos que visa garantir o controle tanto quantitativo quanto qualitativo dos usos da água. Ela concede ao usuário outorgado o direito de acesso à água, estabelecendo, simultaneamente, a responsabilidade de fazer uso racional desse recurso. Ao regularizar o uso em uma bacia hidrográfica.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?