WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como construir pequenas barragens de terra

Uma barragem de terra é uma estrutura construída em sentido geralmente transversal ao fluxo de um curso d`água, de tal forma que permita a formação de um reservatório artificial

 

Uma barragem de terra é uma estrutura construída em sentido geralmente transversal ao fluxo de um curso d’água, de tal forma que permita a formação de um reservatório artificial. Este reservatório terá a finalidade de acumular água ou elevar o nível do curso d’água. Pode ser chamado de açude, quando nele forem depositadas apenas as águas das chuvas (águas pluviais) ou podem ser chamados de represas, quando seus reservatórios possuírem regime normal de abastecimento por meio de córregos, riachos ou rios. A construção de uma barragem de terra poderá ser feita visando atender a diversas situações: permitir o abastecimento uniforme de água para comunidades; armazenar água para ser utilizada em irrigações; elevar o nível de um curso de água para possibilitar o abastecimento, por gravidade, a sistemas de irrigação, pisciculturas, criatórios de animais (bovinos, equídeos, aves) etc; e possibilitar a instalação de rodas d’água, associadas a bombas de pistão, para realizar bombeamento de água, possibilitando a criação de peixes em tanques-rede; entre outras.

Apesar de ser bastante fácil construir uma barragem de terra, para que ela seja feita com segurança e seja eficiente, torna-se necessário entender os elementos que a constituem; saber avaliar se um determinado local é adequado para construir uma barragem; e dominar as técnicas construtivas. Portanto, antes de decidir pela construção é preciso fazer uma avaliação do tipo do solo existente no local. Esta avaliação, em geral, indicará quatro situações diferentes, possíveis de ocorrerem, ou seja:

1 - Solos com muitos afloramentos de rochas:
estes solos não são recomendados para a construção de barragens de terra. Em locais com estas características, deve-se optar pela construção de outros tipos de barragens, como as de alvenaria, por exemplo;

2 - Solos firmes e profundos, com características argilosas: esta é a condição ideal para a construção de barragens de terra, pois sendo os solos secos, firmes e profundos, a barragem poderá ser assentada diretamente sobre o solo;

3 - Solos arenosos: caso o solo no local seja arenoso, ou argiloso superficialmente mas com grandes camadas de areia à pouca profundidade, a construção da barragem apoiada diretamente sobre o terreno não é recomendada. Neste caso, as possibilidades de ocorrer altas taxas de infiltração de água, abaixo do maciço de terra são grandes, o que poderá comprometer a eficiência da estrutura; e

4 - Solos úmidos ou parcialmente alagados (brejos): se o solo é úmido, caracterizando os brejos, é porque existem muitas “micronascentes” ou nascentes difusas no local. Neste caso, também não é recomendável construir a barragem de terra apoiada sobre o solo, pois a presença de nascentes embaixo do aterro poderá se tornar um grande problema futuro, causando, inclusive, desmoronamentos na barragem.

Na prática, uma barragem de terra deverá ser construída obedecendo-se os seguintes critérios:

1. Período ideal de construção de uma barragem de terra -
o período ideal para construir uma barragem de terra é no início do período seco do ano, pois quando o período das chuvas chegar, a barragem já deverá estar bem consolidada. No período seco, também, o solo utilizado na construção do maciço estará mais úmido, o que permite obter uma melhor compactação do mesmo.


2. Limpeza do Local - o processo de construção da barragem deverá ser iniciado, com a limpeza do local, incluindo a parte onde a água ficará represada. Essa limpeza garantirá melhores condições de assentamento do maciço, o que resultará em maior estabilidade da barragem.

3. Marcação da largura da crista -
essa marcação é feita cravando-se estacas no solo. Para fazer o alinhamento das estacas, será necessário a participação de dois colaboradores; sendo que um colaborador terá a função de fincar as estacas no solo, seguindo as orientações do outro (observador), que deverá ficar posicionado em uma das cabeceiras do curso d’água onde a barragem será construída.

4. Abertura da vala para a construção do núcleo impermeável -
a vala para a construção do núcleo impermeável deverá ser feita utilizando-se uma retroescavadora.

5. Construção do núcleo impermeável - a construção do núcleo impermeável é feita despejando-se a terra em uma das cabeceiras e, com um trator equipado com lâmina na frente (pás carregadoras ou tratores de esteiras), essa terra vai sendo empurrada para dentro da vala. A vala deverá ser totalmente preenchida com terra e devidamente compactada.

6. Marcação da largura da base da barragem - essa marcação deverá ser feita medindo-se a projeção horizontal de cada talude a partir da marcação que foi feita anteriormente para crista.

7. Iniciando a construção do maciço de terra da barragem - essa etapa deverá ser feita, respeitando-se as marcações feitas anteriormente. Em caso de barragem com menores dimensões, a compactação poderá ser feita manualmente com soquetes, ou manobrando caminhões várias vezes em um mesmo local.

8. Construção do desarenador - a construção do desarenador deverá ser feita no início da elevação da barragem. Depois de definir a melhor posição para construí-lo, deve-se marcar o local onde será feita a vala, que poderá ser aberta manualmente ou com uma retroescavadora, desde que sua profundidade seja o suficiente para permitir a instalação da tubulação.

9. Inclinações dos taludes - essa conferência será feita utilizando-se um nível de pedreiro e triângulos de madeira.

10. Nivelamento da crista da barragem -
quando a barragem atingir altura total desejada, deve-se fazer o nivelamento da sua crista. Isto será feito de forma que, ao longo do comprimento, a crista da barragem fique nivelada e, ao longo da largura, isto é, no sentido transversal, fique ligeiramente mais alta que a montante.

Salienta-se que quando o terreno onde a barragem será construída for firme, profundo e mais argiloso, o processo inicial de construção será bem mais simples, não havendo a necessidade de se construir um núcleo impermeável. Portanto, bastará fazer a limpeza do local, retirar todo o mato, fazer a marcação da base da barragem e, em seguida, realizar uma aração profunda. Feito isso, pode-se iniciar a construção do aterro, distribuindo-se camadas de terra e fazendo-se a devida compactação das mesmas.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Irrigação, entre eles o Curso Construção de Pequenas Barragens de Terra, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Luis Bicho

11 de nov. de 2021

Pretendo construir um dique em terra, com 75cm de altura para conter alagamentos provocados por cheias A crista do dique terá cerca de 2,5metros. Qual a altura do cabouco a abrir para começar a compactar a terra?.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de jan. de 2022

Oi, Luis! Tudo bem? 

Fico feliz com sua visita! :) 

Nesse caso, é importante que você procure um especialista na área, para que o mesmo possa te orienta-lo de maneira eficiente! 

Abraço! 

Lorena Tolomelli. 

Claudio Augusto Domene

29 de jul. de 2021

Pretendo construir uma barragem em minha fazenda onde existe um pequeno rio no. Meio de um brejo. A Jusante tenho já outra represa que diminui a velocidade da água igualando.montante com jusante. Poderiam me.ajudar?

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de jul. de 2021

Olá, Claudio Augusto 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Neste caso, recomendamos que procure os órgãos responsáveis na sua região antes de realizar qualquer tipo de construção em seu terreno. Assim, evita-se problemas futuros.

Atenciosamente,
Erika

Claudio Dias vieira

9 de ago. de 2020

gostaria de receber algumas dicas atualmente tenho um sítio de 5 hectares gostaria de saber se da pra fazer um acude pequeno pois a região é muito boa de água no período de inverno

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de ago. de 2020

Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Edvaldo da Silva lira

5 de jun. de 2020

Estou pretendendo fazer uma represa d'água em um córrego existe um olho d'água na parte mais alta as medidas são as seguintes o comprimento do córrego é de 40 metros por 4 de largura onde vou acumular 4 metros de terra com uma altura de 4 metros gostaria de saber se vai ficar resistente nos tempos de chuvas fortes gostaria que me enviassem uma resposta por e-mail no aguardo.

Daiany

2 de nov. de 2017

Excelente matéria! Vcs possuem algum material ou saberiam dizer se barragens pequenas necessitam de licença ambiental ou da prefeitura? Muito obrigada!

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de nov. de 2017

Olá Daiany,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Cilene de Castro dano

2 de ago. de 2017

Ótima a reportagem!

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de ago. de 2017

Olá, Cilene.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

rainholdblattmann

23 de mai. de 2017

Faço curso de tec. meio ambiente e possuo um sitio de +- 15 hectares. Nele construí vários açudes, gostaria de saber qual procedência devo seguir para poder vender água não potável

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de mai. de 2017

Olá,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marcele Martins

23 de jun. de 2016

Gostaria de saber qual o ano de publicação desse artigo !

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jun. de 2016

Olá Marcele,

Este artigo foi postado no dia 27/01/2014.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Jorge Tchuda

14 de abr. de 2016

Bom dia! Escrevo esta mensagem afim de entrar em contacto convosco para saber como adquirir estes cursos ou livros. Fico a espera da vossa resposta.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de abr. de 2016

Olá Jorge,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Construção de Pequenas Barragens de Terra.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?