WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Transmissão de dados e energia por cabeamento

Para simplificar e baratear a transmissão de dados e energia na rede, surgiram três grupos de cabo (coaxial, de par trançado e de fibra ótica)

Transmissão de dados e energia por cabeamento

 

Atualmente, existem vários tipos de cabo que suprem as necessidades e os tamanhos das redes, sejam elas pequenas ou grandes. Entretanto, os cabeamentos de rede mais comuns utilizam três grupos de cabos para conexão. São eles:  cabo coaxial (fino e grosso), cabo de par trançado (blindado e não blindado) e cabo de fibra ótica (mono e multimodo). A ideia surgiu da necessidade de simplificar e baratear a transmissão de dados e energia, por meio de um único cabo, ao invés dos muitos fios de alimentação elétrica.

Em 2003, o IEEE - Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos acreditou no potencial dessa nova tecnologia e padronizou o uso de um único cabo para transmitir dados e energia na rede. Simultaneamente, o mercado absorveu a ideia e passou a fabricar produtos que atendessem ao padrão Power over Ethernet (PoE). Assim surgiu o cabeamento estruturado, como o conhecemos hoje.

Que tal conhecer os grupos mais comuns de cabo disponíveis no mercado?

Cabo coaxial
 
O cabo coaxial foi o primeiro a ser desenvolvido. Há mais de uma década, esse tipo de cabo era o que existia de mais avançado para a transmissão de dados na rede. Embora outros cabos tenham sido desenvolvidos, o coaxial ainda possui boa aceitação no mercado. Alguns do grupo coaxial têm melhor desempenho para transmissão em alta frequência, outros já são imunes a ruídos e interferências.

Dentre as principais vantagens do cabo coaxial, ele mantém uma capacidade constante e baixa, qualquer que seja seu comprimento. Isso evita vários problemas técnicos. Como resultado, o coaxial garante velocidade da ordem de megabits/seg, sem apresentar sinais de distorção ou eco. Entretanto, os de alta qualidade não são maleáveis e são difíceis de instalar; já os de baixa qualidade são inviáveis para o tráfego de dados em alta velocidade e a longa distância.
 
Cabo de par trançado
 
O cabo de par trançado foi desenvolvido para alcançar uma taxa de transmissão mais rápida de dados e energia na rede. Por possuir dois ou mais fios entrelaçados em forma de espiral, o cabeamento de par trançado reduz os ruídos (mas não os impede) e dá maior estabilidade às propriedades elétricas. Além disso, sua instalação é bem mais fácil devido à flexibilidade, com boa relação custo/benefício. Entretanto, possui curto alcance (cerca de 90 metros) e é propenso a interferências eletromagnéticas e de rádio frequência). Mas isso pode ser evitado com blindagem adequada.

Cabo de fibra ótica
 
O cabo de fibra ótica é o que há de mais avançado em termos de transmissão de dados e energia via cabo. Esta ocorre com o envio de um sinal de luz codificado dentro do domínio de frequência do infravermelho (de 10 a 15 MHz). A transmissão pode ser feita por meio de diodos emissores de luz (LED) ou lasers semicondutores. Estes últimos são mais eficientes em potência, já que possuem espessura reduzida. Entretanto, os de LED possuem menor custo e têm ciclo de vida maior do que os de laser.
 
Como não sofrem interferência eletromagnética e de rádio frequência, os cabos de fibra ótica garantem total isolamento entre transmissor e receptor. Além disso, suas transmissões alcançam longas distâncias embora sejam mais caros e de difícil instalação e manutenção quando comparados aos cabos coaxial e de par trançado.
 
Por Andréa Oliveira.

Fontes: Olhar Digital e Teleco.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?