WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pepinos em estufa: transplante, condução, polinização e irrigação das mudas

No cultivo de pepino em estufa, o sucesso da produção está em se seguir alguns princípios de grande importância, como o transplante, a condução, a polinização e a irrigação das mudas

Cultivo de Pepino

No cultivo de pepino em estufa, o sucesso da produção está em seguir alguns princípios de grande importância, como o transplante, a condução, a polinização e a irrigação das mudas. Além disso, outro fator que merece atenção especial diz respeito a população dentro de uma estufa.

Esta  deve ser um fator muito importante a ser considerado, tanto sob o ponto de vista de se manter a sanidade das plantas, como manter o ambiente dentro da estufa, ou seja, alta densidade populacional ocasionará um microclima propício para o desenvolvimento de doenças, além de bloquear fotossinteticamente a planta, provocando sombreamento entre elas.


1- Transplante


O transplante das mudas de pepino cultivadas em estufa deve seguir as seguintes orientações:

- Linhas: nas regiões de pouca insolação ou no inverno, as linhas devem ser dispostas no sentido norte-sul, assim uma linha de planta não sombreará a outra. Em outras regiões, com insolação demasiada, as linhas das plantas devem ser orientadas no sentido leste-oeste; assim, as próprias plantas sombreiam uma as outras, protegendo da insolação intensa.

- Espaçamentos: a distância entre linhas dentro da estufa varia entre 0,70 a 1,0 m, e entre plantas 0,40 a 0,50 m, se cultivado em linha simples, e 0,60 a 0,70 m se cultivado em linha dupla, sendo que entre as fileiras duplas o espaçamento deve ser de 0,70 a 0,80 m.

2- Condução


Basicamente, são dois os fatores a serem observados na condução da cultura do pepino em estufa: as podas e o tutoramento.

1. Poda
As principais podas aplicadas no cultivo do pepino são:

- Eliminam-se todos as brotações laterais até a quinta ou sexta folha definitiva, se houver flores, ou alguma frutificação estas também são eliminadas. As folhas permanecem, inclusive as cotiledonares, pois estas são muito importantes para a sustentação do sistema radicular.

- Depois dessa altura da quinta ou sexta folha, deixar os ramos secundários se desenvolverem, e nessas deixar somente dois frutos e três folhas, um fruto com duas folhas, dependerá do híbrido que estiver trabalhando e a época de cultivo ou se primavera/verão ou outono/inverno. Quando muito frutífero, tem produtores que deixam até três frutos e quatro folhas, sempre verificar se não está havendo entortamento de frutos, demonstrando desequilíbrio na planta.

- Acima de dois metros, o desenvolvimento da planta deve ser livre.

2. Tutoramento
É imprescindível para o cultivo do pepino em estufa que se faça um tutoramento das plantas. Caso contrário, a cultura torna-se antieconômica. Os sistemas de tutoramento mais utilizado são: fio vertical e espaldeira dupla.

Vantagens do Tutoramento
- Melhor sanidade e qualidade dos frutos devido a ausência de contato com o solo;
- Melhor ventilação;
- Floração com maior regularidade;
- Favorece a sanidade da folhagem;
- Melhora a qualidade dos frutos;
- Facilita a colheita dos frutos.


3. Polinização


Nos casos de cultivar pepino ginoico não partenocárpico, normalmente tem-se recomendado passar as flores masculinas nas flores femininas para auxiliar na polinização.

4. Irrigação


A irrigação, tanto quanto possível, deve ser feito sem ser por aspersão. O método mais indicado seria por sulcos de infiltração ou por gotejamento.

As plantas no interior das estufas transpiram menos do que em campo aberto. Portanto, o seu manejo deve ser rigoroso para não haver excesso no suprimento de água, fazendo-se irrigações somente quando necessário, para evitar o aumento da umidade relativa do ar.

Após o pegamento, no decorrer das primeiras fases de vegetação, deve-se suspender as regas para fortalecer o sistema radicular. A partir da floração, o pepino tem grande exigência de água, sendo recomendado a irrigação por gotejamento.

Conheça os Cursos CPT da área Horticultura.
Por Silvana Teixeira

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

TATIANE CRISTINA DIAS

20 de nov. de 2022

Bom dia, gostaria de saber se o CPT tem algum curso profissionalizante, para plantio de pepino em vasos. Eu sou produtora e tenho estufas, porém tem incidência de nematoide. Gostaria de implantar a tecnologia em vasos. Mas gostaria de aprender as técnicas, de plantio, fertil irrigação, manejo em geral.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de nov. de 2022

Olá, Tatiane! Como vai?

Em breve uma de nossas atendentes entrará em contato com mais informações.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraços!!

Equipe CPT.

José Carlos da Silva Santos

2 de mar. de 2021

Gostaria de saber quais valores dos cursos e qual a duração, principalmente quanto ao processo de reprodução e colheita de pepino,tomate e pimentão.em ambiente protegido. Pepino pimentão tomate Polinização do pepino em estufa,métodos Enxertia de muda de tomateiro.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de mar. de 2021

Olá. José Carlos 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Vagner totoli

18 de abr. de 2018

Bom dia, vc sabe me informar se pepinos híbridos ginoicos é necessário fazer polinização na estufa. Um amigo me disse que não precisa, já tenho o curso de vocês mais ele não especifica esse detalhe

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de abr. de 2018

Olá Vagner!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Não tem necessidade de realizar a polinização em estufa.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

divonzir jose de mello

22 de mai. de 2017

Qual a quantidade de pés de pepino se planta em uma estufa de 5 m de largura por 32 m de comprimento

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de mai. de 2017

Olá Divonzir,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A céu aberto, coloque de três a quatro sementes em cada cova de 1,5 a dois centímetros de profundidade, com espaçamento de 1,5 metro, em um dos lados do sulco. Deixe uma ou duas plantas por cova ao fazer o desbaste, quando contarem com duas ou três folhas definitivas. A germinação ocorre cinco dias após o plantio e leva mais 25 dias para a floração.

O pepineiro pode ser plantado no sistema rasteiro, porém, o estaqueamento facilita os tratos culturais e a colheita, inclusive diminui riscos de ataque de doenças, deformação e má coloração. O tutoramento é feito em linhas duplas, com estacas de bambu ou de madeira com 2,2 a 2,5 metros de comprimento. Devem ficar apoiadas em um arame de 1,2 a 1,8 metro de altura do solo. À medida que a planta for se desenvolvendo, é preciso fazer amarrações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?