Com o mercado do comércio online em crescimento, muitos empreendedores pensam em expandir seu negócio abrindo uma loja virtual. Mas você sabe no que é preciso estar atento antes de se aventurar neste mundo? Saiba, então, todas as informações necessárias para se abrir um e-comerce.
1 - Defina seu produto e sua clientela
O primeiro passo para quem pretende abrir um e-commerce é definir exatamente o que vai vender e para quem. É preciso ter um nicho de mercado, um foco, conhecer o cliente e atendê-lo muito bem. Não queira vender para todo mundo. Essa é a maior dica para quem está começando.
2 - Faça os cálculos de absolutamente todos os gastos
Não adianta ter uma ideia na cabeça e sair se aventurando. É necessário colocar as coisas no papel, pensar financeiramente no projeto, estabelecer um plano para alcançar os resultados. Só então, abrir a empresa.
3 - Escolha uma plataforma para seu site
Este processo é parecido com a escolha de um espaço físico para um negócio. É necessário avaliar se a plataforma possui ferramentas que se encaixam nas suas necessidades, se ela é fácil de utilizar e se ela é facilmente encontrável nos motores de busca. Em uma micro ou pequena empresa isto é ainda mais importante, pois, geralmente, é o próprio empreendedor quem irá gerenciar o e-commerce.
4 - Defina as formas de pagamento
Conhecer as diferenças entre as formas de pagamento pode ajudar a definir qual a melhor estratégia para sua empresa, aquela que melhor irá atender às necessidades do seu consumidor. Atualmente, entre as principais opções estão cartão de crédito, boleto bancário, transferência eletrônica e os facilitadores, como PayPal e Pag Seguro.
5 - Sistema de entrega
Uma das maiores reclamações em relação aos e-commerces é o atraso na entrega da mercadoria ao consumidor. É importante contratar uma empresa de logística que atenda com eficiência a sua demanda. Não se esqueça que apesar de muitas vezes o atraso ser responsabilidade da empresa de logística, é o nome da sua empresa que o consumidor se lembrará negativamente caso algo aconteça.
6 – Serviço de atendimento ao consumidor
Quanto mais canais for possível oferecer com qualidade, melhor. De um modo geral, o empresário precisa falar com seu cliente onde ele está acostumado. Telefone, redes sociais, e-mail e chat online são bons exemplos.
7 - Marketing
Deve-se montar uma estratégia de divulgação para que as pessoas conheçam a loja virtual. O investimento precisa ser feito em páginas frequentadas pelo público-alvo. Os mais comuns são os links patrocinados do Google, anúncios dentro do Facebook e em sites de comparação de preços são bons exemplos.
Fonte: Marcio Eugênio, especialista em e-commerce
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