WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção comercial de Agapanto - propagação, cultivo, tratos culturais e cultivo em vasos

Conheça todas as etapas de propagação do Agapanto, como as formas de cultivo, propagação e os tratos culturais

Produção comercial de Agapanto - propagação, cultivo, tratos culturais e cultivo em vasos

 

Planta ornamental, apesar de sua rusticidade, o Agapanto é uma nativa da África do Sul. Possui características de clima subtropical e é muito encontrado em jardins do sul e do sudeste por gostar e tolerar climas frios. Para se desenvolver satisfatoriamente, o Agapanto precisa de solo rico em matéria orgânica. O nome Agapanthus, em latim, significa "flor do amor" e chama mesmo a atenção no jardim, por suas hastes florais de quase 1 m de altura. No auge da beleza, que acontece durante a primavera e o verão, o Agapanto apresenta inflorescências globosas, compostas por inúmeras flores azuladas. A planta é perfeita na separação de plantas altas em jardins e também para embelezar paredes externas e muros.

O Agapanto apresenta inflorescências globosas, compostas por inúmeras flores azuladas

O Agapanto apresenta inflorescências globosas, compostas por inúmeras flores azuladas

Propagação e cultivo do Agapanto

Normalmente, a multiplicação comercial do Agapanto é realizada de forma assexuada, por meio da divisão de touceira ou por micropropagação, feito no outono ou na primavera. Porém, essa forma apresenta algumas desvantagens. São elas:
- Transmissão de doenças bacterianas,
- Transmissão de doenças viróticas,
-Transmissão de doenças vasculares
-Necessidade de plantas matrizes adequadas,
-Necessidade de instalações adequadas e de volume de material.

O entendimento do sistema reprodutivo é fundamental para a compreensão e o desenvolvimento de formas alternativas de propagação da espécie. Como o Agapanto produz muitas sementes por inflorescência, essas poderiam ser utilizadas para a produção de mudas.

Propagação sexuada do Agapanto

A propagação sexuada do Agapanto ocorre quando a semente é utilizada como estrutura reprodutiva para a propagação de novas variedades. Não são necessários tratamentos pré-germinativos para superação da dormência. Para se verificar a viabilidade das sementes, segue-se um conjunto de operações que visa a retirada de impurezas, sementes chochas, sementes imaturas, sementes quebradas e de outras, deixando-as mais puras para a semeadura, o armazenamento ou a comercialização. Assim, é importante:
- A limpeza das sementes, que pode ser feita com um soprador de sementes no qual a corrente de ar remove as impurezas leves,
- A limpeza da palha,
- A limpeza do pó,
- A retirada de sementes de peso inferior ao das sementes normais.

Embora o cultivo seja possível a partir de sementes, levará no mínimo dois anos para que comece a florescer. Outra desvantagem observada nos exemplares semeados revela-se na falta de viço e na variedade de cores mescladas que se obtém.

Quando o plantio é feiro por sementes demora, no mínimo, dois anos para que o Agapanto comece a florescer

Quando o plantio é feiro por sementes demora, no mínimo, dois anos para que o Agapanto comece a florescer 

Produção de mudas do Agapanto

O rendimento médio do Agapanto na divisão de touceiras para produção de mudas é de seis a oito mudas por planta. Escolhidas as plantas para divisão, faz-se a retirada do solo cuidadosamente, procurando não danificar o rizoma. Para o corte da planta, utiliza-se um facão, procurando separar perfilhos individuais que formarão as novas mudas. Uma muda com maior potencial de pegamento deverá contar com um pedaço de rizoma e deverá ter o excesso de raízes cortado, sendo feita também a poda das folhas. A poda das folhas é importante, porque irá diminuir a transpiração pelas folhas, facilitando o pegamento.

Plantio e cultivo do Agapanto


Para o plantio do Agapanthus, prepara-se o solo com:
- Aração em profundidade, variando de 20 a 25 cm, e posterior gradagem.
- Espaçamento utilizado de 60 cm x 1 m. Se for o caso de plantio em covas, as medidas são: 20 a 25 cm de largura por 20 a 25 cm de profundidade, com no máximo uma planta para cada meio metro de sulco.
- Adubação de manutenção feita em duas aplicações anuais (em períodos que antecedam a estação chuvosa) que totalizem 100 - 150 g da mistura fertilizante 10-5-10 por metro linear.
- Capinas, adubação de manutenção e irrigação feitas de forma convencional, de maneira idêntica à utilizada para estrelícia e Hemerocale.

- Floração

A primeira inflorescência do Agapanto é lançada depois de um ano de cultivo. A colheita das inflorescências é feita quando ela começa a se expandir, com os botões florais ainda fechados.

- Colheita

O Agapanto é perfeito na separação de plantas altas em jardins e também para embelezar paredes externas e muros

O Agapanto é perfeito na separação de plantas altas em jardins e também para embelezar paredes externas e muros

A colheita do Agapanthus é feita, cortando-se as hastes próximo à base, com tesoura de poda, com todo o cuidado para não danificar as inflorescências.

Para que as flores de Agapanto não percam a turgidez e, em consequência a sua  beleza, as hastes devem permanecer mergulhadas em água, enquanto esperam pelo transporte até o ponto de venda a varejo. A vida útil da haste também pode ser aumentada, armazenando-se as inflorescências em câmara fria.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Floricultura, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Produção Comercial de Strelítzia, Agapanto e Hemerocale

Curso CPT Produção Comercial de Lírios, Gladíolos e Amaryllis

Curso CPT Produção Comercial de Antúrio, Helicônia e Spathiphyllum

Curso CPT Treinamento de Florista

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Emilio Norberto Torrezan

5 de nov. de 2019

Tenho um canteiro de Agapanto lilás e este ano, é a primeira vez que acontece, algumas hastes têm quebrado próximo da flor. Percebi, nesses casos, que a haste próximo à flor está mole, com pouca resistência. O que pode ser isso?

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de nov. de 2019

Olá, Emilio 

Como vai?

Neste caso, recomendamos que procure um agrônomo na sua região para que o mesmo possa analisar o Agapanto  e assim orienta-lo de forma mas eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?