WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultivo de rosas: bons tratos culturais garantem sucesso da produção

O solo ideal para o cultivo das rosas deve ser o areno-argiloso, rico em matéria orgânica, com boa drenagem e disponibilidade de nutrientes

Cultivo de rosas: bons tratos culturais garantem sucesso da produção   Artigos CPT

As roseiras pertencem à família das rosáceas, com um grande número de espécies, que permitiram obter pela hibridação, inúmeras variedades e híbridos. Hoje, em função disso, elas se apresentam com uma grande diversidade estrutural, podendo ser arbustivas, trepadeiras, com flores isoladas, entre outros aspectos. Existem mais de 30.000 variedades de rosas em todo o mundo. São plantas que originaram diferentes tipos e misturas, visando sempre à melhoria do aspecto, tamanho e formato.

Comercialização


Cada região produtora de flores possui seu próprio sistema de comercialização. Em HolambraSP, os produtores entregam seus produtos diariamente no Veiling Holambra, um sistema centenário na Europa, Japão e E.U.A, sendo a única versão importante na América Latina. O Veiling Holambra é um pregão diário onde um grupo de produtores, comprometidos com aquele pregão, ofertam seus produtos aos clientes cadastrados. Na recepção, os produtos são acomodados em lotes e classificados quanto à qualidade, ficando em exposição no pátio para apreciação dos compradores. Em AtibaiaSP, existe uma associação de produtores, a PRÓFLOR, mas a comercialização é feita pelo próprio produtor nos CEASAS, ou em floriculturas. Em BarbacenaMG, a comercialização é concretizada também pelo próprio produtor.

Desenvolvimento da cultura


"As roseiras são plantas exigentes quanto à insolação, requerendo grande exposição ao sol e local bem ventilado. O lençol d’água deverá estar a 60–80 cm para proporcionar bom desenvolvimento do substrato radicular. A temperatura deve ficar na faixa de 12 a 15 °C noturna e 23 a 25 °C, diurna”, afirmam os especialistas da FRUPEX, professores do curso Como Produzir Rosas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

O solo ideal para o cultivo das rosas deve ser o areno-argiloso, rico em matéria orgânica, com boa drenagem e disponibilidade de nutrientes. O pH deve estar na faixa de 5,5 a 6,5. Como é difícil encontrar um solo com todas essas características, é recomendável fazer uma análise do solo e as correções necessárias, como, por exemplo, usar de 10 a 15 kg/m² de matéria orgânica bem curtida e cerca de 400 g/m² de mistura 4–14–8. Para solos já trabalhados ou pesados, deve-se realizar a subsolagem, gradagens (o número de gradagens é função do suplemento usado, da umidade e tipo de solo).

Instalações


Em plantios comerciais, para corte de flores, prefere-se o cultivo em estufas. As estufas podem ser de madeira ou de metal, conforme a preferência do produtor. Normalmente, a mais usada é a de metal, devido à durabilidade. A altura é em torno de 3 a 4 m, proporcionando uma boa ventilação, circulação de ar. Suas laterais podem ser fechadas com plástico ou sombrites, isto evita a entrada de insetos e ventos fortes. Já a largura e o comprimento dependem da localização do terreno. Os canteiros devem ter 1,20 m de largura por 15 a 20 cm de altura e as ruas entre os canteiros devem ter 80 cm de largura. Para plantios em campo, a largura do canteiro pode variar de 80 cm a 1 m e a largura entre os canteiros de 1 m a 1,4 m.

Produção de muda


Em plantios comerciais, a produção de mudas é feita por meio da enxertia. Para se ter um bom porta-enxerto, é essencial a escolha de uma variedade que apresente características como: boa capacidade de enraizamento, resistência à seca e variação de temperatura, resistência à nematoides e doenças, boa adaptação aos tipos de solo, casca facilmente destacável para operações de enxertia e compatibilidade com as variedades a serem enxertadas.

Tratos culturais


I- Capina

Deve-se eliminar plantas daninhas, pois estas concorrem por água, luz e nutrientes, prejudicando o desenvolvimento da muda. Pode-se usar produtos químicos, mas ao usá-los, deve-se tomar cuidado para não atingir a muda e, como qualquer produto químico, há o problema de poluição do ambiente, sendo necessário o acompanhamento de um Engenheiro Agrônomo.

II- Tutoramento

Deve-se manter a planta na posição vertical conforme o crescimento.

III- Controle da florada (emenda)

Deve-se eliminar os botões apicais, pois isso promove o aumento do comprimento da haste, induzindo a uma nova brotação.

IV- Poda de inverno ou rejuvenescimento

O rejuvenescimento da planta é feito, normalmente, nos meses de julho e agosto, pois, nesta época, as plantas estão em fase de menor crescimento em função da baixa temperatura. Quanto à altura, podas altas (60 cm) possibilitam o aumento da produção em número de botões, enquanto a poda baixa (30 cm) causa efeito contrário, podendo, porém, possibilitar maior qualidade expressa pelo maior comprimento da haste. Já a poda livre, localizando o melhor ramo (cor verde e diâmetro entre 8 – 10 mm) e o maior número de gemas é mais indicada, pois possibilita maior produção e qualidade.

V- Limpeza

Deve-se remover os galhos secos, doentes, quebrados e os brotos que surgem abaixo da enxertia (broto ladrão).

VI- Irrigação

A roseira é uma planta exigente em água. Por isso, os canteiros devem estar sempre com teor de umidade adequado, evitando excessos e, consequentemente, o aparecimento de fungos. A irrigação é realizada por gotejamento ou aspersão. A rega varia em função do tipo de solo, época do ano, umidade, entre outros. No entanto, recomenda-se a irrigação duas vezes por semana (dois a três litros de água/planta). No inverno, a quantidade deve ser reduzida.

VII- Adubação

A adubação parcelada é mais eficiente, por isso usa-se a fertirrigação (nutrientes exigidos pela planta são solubilizados em água e injetados por bombas nos canteiros).

Quer saber mais sobre o Curso CPT Como Produzir Rosas? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Floricultura.
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Gacirlei martins da cruz

17 de set. de 2023

Ótimo

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de set. de 2023

Olá, Gacirlei martins da cruz! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Nelson Eduardo Serroni Oliva

5 de fev. de 2022

Cultivo rosas solo de Peruíbe sp

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de fev. de 2022

Olá, Nelson! Tudo bem? 

Agradecemos sua visita em nosso site! 

Para saber mais sobre o curso, acesse o link: https://bit.ly/3uwSlPQ  ou deixe seu telefone que uma de nossas consultoras entrará em contato. 

Abraço!

Lorena 

Margiela Malique

21 de jul. de 2021

Bom dia , obrigada pela partilha ,queria me inscrever para ter um curso de como produzir roseiras.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jul. de 2021

Olá, Margiela Malique

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes ao saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Jorge Luis da Silva

19 de jan. de 2014

Adorei, achei bem elaborado com muitos detalhes trazendo assim muitos esclarecimentos para aqueles que como eu ama flores.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jan. de 2014

Olá, Jorge!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos muito felizes que tenha gostado do artigo sobre cultivo de rosas.

Atenciosamente,

Vilmara Silva.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?