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    Ensinar o conceito de ética na escola. Qual a sua importância?

    O papel da escola é o de propor atividades que levem o aluno a pensar sobre sua conduta e a dos outros, a partir de princípios e não de receitas prontas

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    ética na escola

    A escola tem como objetivo formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade

    Falar de ética, nada mais é do que referenciar a conduta humana. Trata-se de um tema que, aparentemente, todo mundo conhece, mas que, pela própria natureza das relações sociais e do comportamento competitivo do ser humano, muitas vezes acaba sendo esquecido ou deturpado, conforme a situação e a conveniência das pessoas.

    A ética está diretamente relacionada à regras estabelecidas por meio de leis que regulam o modo de vida da população de um país. Por viver em sociedade e conviver com outros iguais é de fundamental importância que o ser humano saiba como agir de forma que respeite a dignidade do próximo, sem humilhações ou discriminações em relação a sexo ou etnia.

    “A função da escola em proporcionar um conjunto de práticas pré-estabelecidas tem o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira crítica e construtiva”, afirma a professora Maria Cortes, do curso ÉTICA - Tema Transversal - Fundamental I, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

    ética na escola

    Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos

    Portanto, pode-se afirmar que aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados e pela ação desencadeada.

    A escola, ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, buscará eleger, como objeto de ensino, conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico, cuja aprendizagem e assimilação são as consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres.

    De acordo com o PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, o papel da escola é o de propor atividades que levem o aluno a pensar sobre sua conduta e a dos outros, a partir de princípios e não de receitas prontas. A isto, batizou-se o tema de Ética.

    ética na escola

    Valores e regras são transmitidos pelo professores, pelos livros didáticos, pela organização institucional e até pelo comportamente dos alunos

    Valores e regras são transmitidos pelo professores, pelos livros didáticos, pela organização institucional, pelas formas de avaliação, pelos comportamentos dos próprios alunos, e assim por diante. Então, ao invés de deixá-las ocultas, é melhor que tais questões recebam, por parte da educação escolar, um tratamento explícito.

    Isso significa que essas questões devem ser objeto de reflexão da escola como um todo, ao invés de cada professor tomar isoladamente suas decisões. Daí a proposta de que se inclua o tema Ética nas preocupações oficiais da educação.

    Em relação ao desenvolvimento da racionalidade, o aluno deve ser acolhido num ambiente em que tal faculdade seja estimulada. A escola pode ser esse lugar. Deve sê-lo. Deverá desenvolver as seguintes competências nos alunos:

    Aprender a conhecer
    Pressupõe saber selecionar, acessar e integrar os elementos de uma cultura geral, suficientemente extensa e básica, com o trabalho em profundidade de alguns assuntos, com espírito investigativo e visão crítica; em resumo, significa ser capaz de aprender a aprender ao longo de toda a vida.

    Aprender a fazer
    Pressupõe desenvolver a competência do saber se relacionar em grupo, saber resolver problemas e adquirir uma qualificação profissional.

    ética na escola

    Proporcione aos seus alunos o exercício de direitos e deveres, da solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças

    Aprender a viver com os outros
    Consiste em desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências, na realização de projetos comuns, preparando-se para gerir conflitos, fortalecendo sua identidade e respeitando a dos outros, respeitando valores de pluralismo, de compreensão mútua e de busca da paz.

    Aprender a ser
    Para melhor desenvolver sua personalidade e poder agir com autonomia, expressando opiniões e assumindo as responsabilidades pessoais.

    Feito isto, deseja-se que os alunos sejam capazes de compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

    Se o seu objetivo como professor é formar um indivíduo que respeite as diferenças entre pessoas, não será suficiente fazer belos discursos sobre o tema. Será preciso que a criança vivencie esse respeito, principalmente no que tem de peculiar em relação aos outros.

    Por outro lado, se seu objetivo é formar indivíduos capazes de resolver conflitos pelo diálogo, será fundamental proporcionar um ambiente em que exista essa possibilidade, onde os alunos possam, de fato, praticar o diálogo e a negociação. Da mesma maneira, a solidariedade, a vivência democrática, o respeito próprio e a racionalidade.


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    Por Silvana Teixeira


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