WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A Páscoa e sua comemoração pelo mundo

Alguns países comemoram a Páscoa presenteando amigos e familiares com belos ovos cozidos decorados. Tudo depende da tradição e dos costumes de cada região, bem como da cultura de cada povo

A Páscoa e sua comemoração pelo mundo     Artigo CPT


Atualmente, no Brasil, além de ser uma época de reflexão, a Páscoa tornou-se um período de especulação comercial,
onde o dono da vez é o ovo de chocolate. Mas isso não é uma característica geral! Cada país tem a sua peculiaridade no ato da celebração pascal


O surgimento dos ovos de Páscoa e do coelho vem da Idade Média, com a deusa da Primavera, chamada Ostera, representada por uma bela mulher observando um coelho, enquanto em uma das mãos segurava um ovo, símbolo da fertilidade entre os pagãos. Mas como tais símbolos pagãos começaram a participar das festividades cristãs? Muito simples, em 325 d.C., preocupados em ampliar o número de fiéis, os clérigos implantaram as tradições pagãs nos eventos cristãos.


Desde então, a imagem de Jesus e Maria foram retratadas nos ovos, como símbolo pascal. Entretanto, os ovos de chocolate foram uma excelente e saborosa ideia dos culinaristas franceses.

Para os cristãos, a Páscoa é o momento de celebrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, fundador do Cristianismo. Entretanto, com o passar dos tempos, o verdadeiro propósito desta data mesclou-se com o hábito de se presentear as pessoas com ovos decorados, símbolos da fertilidade e da renovação da vida.


Alguns países comemoram a Páscoa presenteando amigos e familiares com belos ovos cozidos decorados. Já em outros, a festa é celebrada com doces e pães dispostos em uma mesa farta. Tudo depende da tradição e dos costumes de cada região, bem como da cultura de cada povo.


Brasil

Como culto católico, a Páscoa é a data mais forte e representativa de todos os brasileiros, celebrada com inúmeras missas na Semana Santa, ou ainda com a encenação da Paixão de Cristo. Além disso, muitos católicos evitam comer carne de frango, vaca ou porco na sexta-feira Santa. Entretanto, embora seja uma data religiosa, em nosso país, o apelo comercial ainda é muito forte, principalmente no que diz respeito aos ovos de chocolate.


Portugal

Como tradição, no domingo de Ramos, o (a) afilhado (a) presenteia a madrinha de batismo com um  ramo de violetas. Esta, em retribuição lhe oferta um Folar (um pão recheado com carne de porco e de vitela, presunto, salpicão, linguiça, lombinhos de coelho, de cabrito ou de frango, entre outros ingredientes possíveis, além de ovos, banha e azeite). Na região de Trás-os-Montes, em Chaves e Valpaços, esse pão da Páscoa é chamado Folar de Chaves. Além deste costume, tradicionalmente, os portugueses servem, no domingo de Páscoa, a deliciosa bacalhoada.


Espanha

Católicos fervorosos, os espanhóis celebram a Páscoa acompanhando procissões, caracterizados de romanos, de Jesus Cristo (carregando a cruz) e de apóstolos. Quanto à culinária, o povo espanhol troca a carne por peixe (principalmente o bacalhau) e não distribuem ovos de chocolate, como no Brasil. Entretanto, comem doces como rabanada e o “Osso de Santo” (canudos feitos de marzipã com recheio de gema).


Bulgária

Assim que termina a missa da quinta-feira Santa, os búlgaros juntam-se para enfeitar os ovos cozidos. Uma das principais tradições do povo búlgaro é fazer pães pascais, chamados Kolache (elaborado com damasco e cream cheese) ou Kozunak (elaborado com passas e nozes). Um dos pães é decorado com ovos vermelhos e, em seguida, levado à igreja para ser abençoado e ofertado aos amigos e familiares. Ao final do almoço de Páscoa, os familiares pegam os ovos recebidos como presente e começam a batê-los uns nos outros. Aquele que ficar com o ovo inteiro terá um ano de sorte.


Alemanha

Os alemães celebram a tradicional “Alemannische Fasnet”, uma festa pagã, e dedicam os seus festejos à deusa da Primavera, Ostara, símbolo da fertilidade e da renovação da vida. Em algumas regiões da Alemanha, as árvores das cidades são enfeitadas com ovos coloridos, representando uma nova vida, uma nova esperança.


Estados Unidos

Os americanos comemoram a Páscoa escondendo os ovos cozidos coloridos, ou os ovos de chocolate, para que as crianças os encontrem. Esta brincadeira é conhecida como “Caça ao Ovo de Páscoa”. Em algumas comunidades do país, as crianças se reúnem em praças para encontrar os ovos espalhados por todos os lugares.


Filipinas

Os filipinos comemoram a Páscoa com duas procissões, muito parecidas com a Via Sacra no Brasil. Em uma das procissões, os homens seguem a imagem de Jesus, enquanto na outra, as mulheres seguem uma imagem coberta com um manto negro, simbolizando a Virgem Maria em seu luto. Por fim, ambas se encontram e algumas crianças vestidas de anjo retiram o véu negro da santa. Após esse ritual católico, a festa toma conta das ruas e a ressurreição de Cristo é celebrada.


Conheça os Cursos CPT da Área Como fazer. 

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Abril, Conexão Aluno, Brasil Escola e Skyscanner.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?