WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Empregue a homeopatia em favor do seu rebanho

Dentro da filosofia homeopata, respeita-se, em primeiro lugar, o bem-estar do animal e utilizam-se métodos alternativos de combate às enfermidades.

HOMEOPATIA

O princípio básico da homeopatia é a utilização de medicamentos dinamizados, ou seja, preparados a partir de substâncias animais, vegetais, minerais ou tecidos doentes

Atualmente, observa-se um grande apelo de preservação ambiental, aliado a uma consciência crescente da população sobre os malefícios que uma alimentação com resíduos tóxicos ocasiona em  sua saúde.

Comenta-se muito sobre a produção agroecológica, agricultura biodinâmica e o efeito do uso prolongado de pesticidas e agrotóxicos ao homem e à natureza. Foi baseado nisso que a União Europeia tomou a decisão de fazer campanhas contra os antibióticos usados como aditivos alimentares em animais.

Dentro da filosofia homeopata, respeita-se, em primeiro lugar, o bem-estar do animal e utilizam-se métodos alternativos de combate às enfermidades. O princípio básico da homeopatia é a utilização de medicamentos dinamizados, ou seja, medicamentos preparados a partir de substâncias animais, vegetais, minerais ou tecidos doentes.

“Na dinâmica da preparação, a matéria oriunda dessa substância impregna as moléculas do álcool (ou açúcar) utilizado, determinando nesta suas impressões energéticas, sem alterar sua forma química”, afirma a professora Maria do Carmo Arenales, do curso  Manejo Homeopático para Gado de Leite, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

HOMEOPATIA

Como vantagem destacam-se a redução da mamite; o incremento da produção do leite; a melhoria físico-química do leite; entre outras

Como vantagem, esse processo de homeopatização do rebanho leiteiro, destacam-se a redução da mamite; o incremento da produção do leite; a melhoria físico-química do leite; a abolição do prejuízo causado pelo descarte do leite infeccionado ou com resíduos de antibióticos; a redução significativa dos custos dos medicamentos; a saúde animal, significativamente observada pela redução de atendimentos veterinários, o número de inseminação artificial; a saúde do homem do campo ao se livrar dos banhos carrapaticidas, onde sempre recebia resíduos e, finalmente, a tranquilidade do proprietário, pois ao amanhecer não tem mais a preocupação de avaliar quantas vacas estão doentes..

Outra vantagem do uso da homeopatia, é que seu uso na propriedade que se propõe à produção orgânica, facilita a conversão da produção convencional para produção orgânica. Quando o homem manipula esses produtos, não existe qualquer possibilidade de contaminação.

Da mesma forma, ocorre com a natureza e os animais e vegetais tratados. Essa forma de medicação reverte em saúde a todos os envolvidos direta ou indiretamente. Dessa forma, temos uma experimentação eficiente em gado leiteiro.

HOMEOPATIA

Os medicamentos podem ser adicionados na água de beber, ou no alimento do animal, sem alterar o seu sabor. 

Existe uma falsa crença que sugere ser o medicamento homeopático de ação lenta, razão pela qual o tempo da resposta do organismo para com o remédio deixaria a desejar. Na verdade, esse é um preconceito gerado por uma desinformação popular, que muitos contrários à homeopatia gostam de divulgar.

Já está comprovado que o tempo de reação do organismo é proporcional ao tempo de afecção: se estivermos diante de um processo agudo, instalado em pouco tempo (por exemplo, uma pneumonia), teremos a resposta em poucas horas; porém, se a afecção estiver instalada, há anos, revelando-se um processo crônico (como uma alergia), teremos a resposta do organismo em algumas semanas e a cura instalada em meses, dependendo de cada caso.

Como a medicação homeopática é exclusivamente energética, já que não há matéria no medicamento, não existe o risco de animais medicados transmitirem para a carne os remédios ingeridos, ao contrário da alopatia e seus antibióticos, anti-inflamatórios e agrotóxicos.

Viabilizando o uso desses produtos para consumo, o produtor continua a auferir lucros e garantir alimentos saudáveis para o consumidor. Isso, sem contar que os animais estão livres de sofrerem intoxicações medicamentosas.

A facilidade de administrar o medicamento homeopático é outra vantagem que deve ser considerada pelo veterinário. Os remédios são preparados, de acordo com a palatabilidade individual, não havendo necessidade de ingerir grandes doses, podendo ser adicionados na água de beber, ou no alimento do animal, sem alterar o seu sabor.

Há, também, a facilidade de se ministrar doses únicas. Com isso, é possível evitar o estresse ocasionado pela administração forçada de medicação oral, pelo uso de seringas e demais manobras dolorosas. Outra vantagem adicional é o risco de acidentes ao se lidar com animais violentos é reduzido, beneficiando o animal, o veterinário e seus auxiliares.

HOMEOPATIA

A facilidade de administrar o medicamento homeopático é outra vantagem que deve ser considerada pelo veterinário

A administração dos medicamentos homeopáticos deve ser preferentemente fornecida no sal mineral. Dessa forma, os animais estarão recebendo os medicamentos homeopáticos por uma média de consumo de 70-100g de sal mineral por dia, em duas a três tomadas.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Produção Orgânica de Leite.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?