WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como melhorar a alimentação de vacas leiteiras? Irei te explicar

Práticas e técnicas para aumentar a produtividade e saúde das vacas leiteiras


Manejo Alimentar.

Como o principal objetivo do manejo alimentar é maximizar a produção animal, muitas vezes ele acaba promovendo alterações no ambiente ruminal, como a instabilidade da microbiota e a queda do pH. Essas alterações fazem com que o metabolismo e o crescimento da microbiota ruminal sejam insuficientes para suportar altas produções, devido à menor produção de proteína microbiana e ácidos graxos voláteis (AGV) (CONEGLIAN, 2012), explica o Prof. Juliano Ricardo Resende do Curso CPT Alimentação De Vacas Leiteiras Em Pasto E Em Confinamento.


Visando obter o máximo de eficiência na produção ruminal e animal, métodos modernos de alimentação têm sido aplicados como tentativa de manipular a fermentação do rúmen. A manutenção do bom funcionamento ruminal não é obtida apenas pela utilização de aditivos, como ionóforos, probióticos e ácidos orgânicos, mas sim por meio de medidas simples, como o fornecimento de dietas completas, a maior frequência do trato e a utilização de fibra fisicamente efetiva e de lipídeos na dieta.


Dieta completa.

Um manejo alimentar bastante comum na maioria das propriedades consiste no fornecimento de concentrado durante a ordenha, geralmente conforme os níveis de produção. Entretanto, existem algumas limitações nessa prática que podem levar à rápida ingestão de alimentos ricos em carboidratos prontamente fermentáveis, ocasionando grandes flutuações na concentração de metabólitos ruminais, com diminuição na ingestão de volumosos por várias horas após o fornecimento de concentrado, mesmo quando forragens frescas são oferecidas (ROBINSON, 1989).


Entende-se por dieta completa, ou dieta total, ou ração total, ou ração completa, o fornecimento de volumosos, concentrados, suplementos proteicos, vitaminas, minerais e outros aditivos em uma mistura única. Nela, os ingredientes devem ser misturados de forma homogênea suficiente para prevenir a seleção dos ingredientes pelos animais. Cada porção ingerida deverá ser adequada para atender às exigências nutricionais, de acordo com cada categoria animal ou grupo de vacas (COOPOCK; SPAINE OWEN apud BORGES et al., 2009), possibilitando variações na relação volumoso:concentrado.


Dessa forma, o uso de dietas completas permite que formulações especiais sejam direcionadas, por exemplo, para vacas de maior produção, que necessitam de uma dieta rica em energia, principalmente no início da lactação (COOPOCK apud BORGES et al., 2009).


Frequência do trato.

A ração, quando fornecida em pequenas quantidades, porém com maior frequência ao longo do dia, proporciona maior ingestão de matéria seca. Isso ocorre porque ela acaba beneficiando a manutenção ruminal, tornando o ambiente ruminal mais estável e prevenindo desordens metabólicas, o que é particularmente importante quando rações ricas em amido são fornecidas (OWEN apud BORGES et al., 2009).


Como melhorar a alimentação de vacas leiteiras? Irei te explicar

Além disso, o nitrogênio não proteico (NNP) é mais bem aproveitado quando consumido em pequenas proporções, mais vezes ao dia (COOPOCK et al. e OWEN apud BORGES, 2009) e de forma sincronizada, com fontes de energia contendo amido (COOPOCK et al.; YAN e HRISTOV et al. apud BORGES, 2009). Caso contrário, pode ocorrer uma redução da atividade microbiana ruminal, ocasionando queda na ingestão dos alimentos e, consequentemente, da produção de leite (YAN et al. apud BORGES, 2009).


Descubra o segredo para o sucesso na criação de Gado de Leite! O Curso CPT Alimentação De Vacas Leiteiras Em Pasto E Em Confinamentooferece conhecimento de ponta, prático e confiável para você se destacar no mercado. Com conteúdos atualizados e orientações especializadas, este curso é sua porta de entrada para uma carreira de sucesso na pecuária. Invista em você mesmo. Invista em conhecimento.

Deixe seu comentário abaixo!

Conheça agora os Cursos na Área de Gado de Leite.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?