WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Você sabe o que são os microrganismos?

Os microrganismos são seres formados por apenas uma célula, invisíveis ao olho humano. Deles fazem parte os protozoários, bolores, as leveduras, as bactérias e os vírus

Você sabe o que são os microrganismos?   Artigos Cursos CPT

Os microrganismos são seres formados por apenas uma célula, ou que sejam muito pequenos, invisíveis ao olho humano e, por isso, somente podem ser visualizados com o auxílio do microscópio, que é um aparelho de alta precisão, capaz de ampliar inúmeras vezes uma determinada imagem. Deles fazem parte os protozoários, bolores, as leveduras, as bactérias e os vírus.

Segundo Adriana Lara Fonseca, professora do Curso a Distancia CPT Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos, “Independentemente do tipo de clima, eles estão presentes em todos os lugares, ou seja, na terra, na água, no ar e, também, no corpo humano e dos animais”.

Os microrganismos, causadores de doenças, possíveis de serem transmitidos pelos alimentos ao homem são:
- vírus;
- bactérias,
- fungos;
- protozoários; e
- vermes.

a) Os vírus


Os vírus, devido ao seu pequeníssimo tamanho, são os únicos invisíveis ao microscópio óptico. São parasitas intracelulares obrigatórios em virtude de não possuírem a capacidade de síntese que outros microrganismos possuem. Podem ser transmitidos diretamente de um hospedeiro para outro (ex.: Gripe) ou através do ar, água e alimentos. As gastroenterites por Rotavírus são doenças causadas por vírus, as quais se manifestam principalmente em crianças. A incubação dura cerca de 48 h, regredindo após três a cinco dias. Os vírus podem ser eliminados por muitos dias (até 40 dias).

b) As bactérias


As bactérias são os microrganismos causadores das doenças chamadas “intoxicações” em seres humanos, que podem ser causadas por ingestão de alimentos contaminados por grande quantidade de bactérias ou pelas substâncias que elas produzem (toxinas). A maioria das bactérias se reproduzem em ambientes com temperatura na faixa da zona de risco (entre 5ºC e 65ºC), porém, existem algumas que conseguem sobreviver, mesmo quando a temperatura é mantida nas zonas de segurança (abaixo de 5ºC e acima de 65ºC). Entretanto, nessas condições, elas ficam paralisadas, e, quando o ambiente fica propício, elas voltam a se desenvolver. É por isso que alimentos cozidos estragam, quando são mantidos fora de ambientes refrigerados.

c) Fungos


Os fungos são seres vivos micro ou macroscópicos. Alguns produzem toxinas, conhecidas genericamente por micotoxinas (quando se desenvolvem em alimentos) e apresentam-se em forma de cogumelos, leveduras e bolores. Assim como as bactérias, os fungos podem ser úteis ou patogênicos. Entre os patogênicos, há os que causam diversas infecções no homem, nos animais e nos vegetais, e ainda os que provocam a deterioração de materiais como madeira, papel, alimento e outros.

d) Os protozoários


Os protozoário são seres heterótrofos. Podem viver isolados ou formar colônias e podem ter vida livre ou associar-se a outros organismos, habitando os mais variados tipos de ambiente. Entre as doenças causadas por protozoários, citam-se: amebíase, giardíase, toxoplasmose, balantidiose,e Crypstoporidium parvumemuris Criptosporidíose.

e) Os vermes


Entende-se como verme o animal com o corpo alongado e/ou achatado e sem esqueleto interno ou externo. Vermes não possuem membros, embora possam ter apêndices reduzidos na superfície para a locomoção. São encontrados em praticamente qualquer habitat, incluindo o mar, os rios e o subterrâneo. Muitos também são parasitas, como a tênia e a lombriga. Alguns vermes, notavelmente a minhoca, desempenham um papel muito importante na ecologia. Entre as doenças causadas por vermes, citam-se: Teníase, Ascaridíase, Tichinella spiralis ou Triquinelose, Trichocephalus trichiurus, Enterobius   vermiculares ou Enterobíase, Fascíola hepática ou Fasciolose e, por fim, Strongyloides  stercoralis ou Estrongiloidíase.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Segurança Alimentar.
Por Silvana Teixeira.

Fonte: Só Biologia; Wikipédia.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Junior gengai

11 de jun. de 2021

Encrivel

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jun. de 2021

Olá, Junior

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site e ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika


Lucineide Rodrigues de souza

1 de set. de 2020

Ola sou a lucineide

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de set. de 2020

Olá,Lucineide 

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?