WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual é o papel da matéria orgânica na fertilidade do solo?

A influência da matéria orgânica e do húmus nas propriedades químicas do solo: aumentando a disponibilidade de nutrientes


B) Influência da matéria orgânica (biomassa) e do húmus nas propriedades químicas do solo:

• Fornecimento de nutrientes:

Os organismos que vivem no solo, principalmente os microrganismos, realizam a decomposição da matéria orgânica, tornando disponíveis os elementos químicos (nutrientes) presentes nos tecidos desse material. Os principais nutrientes fornecidos são nitrogênio, fósforo, enxofre e micronutrientes. A matéria orgânica contém, em média, 95% do nitrogênio encontrado no solo, de 15% a 80% do fósforo e de 50% a 70% do enxofre, explica o Prof. Kunio Nagai do Curso CPT Agricultura Natural.

• Controle do pH do solo:

O húmus contribui para que o solo alcance um índice de pH mais favorável às plantas, reduzindo tanto a acidez quanto a alcalinidade.

• Capacidade de troca de cátions (CTC):

O húmus, em estado amorfo, possui uma superfície muito maior que a argila, resultando em uma capacidade de troca de cátions (CTC) significativamente superior à das argilas. Assim, o húmus é capaz de absorver os cátions presentes na solução do solo e posteriormente liberá-los para as raízes das plantas ou realizar trocas, especialmente em variações de pH ou concentração de íons.

• Poder tampão:

O poder tampão dos solos está relacionado à capacidade de troca catiônica. Devido à sua elevada CTC, o húmus influencia significativamente o poder tampão do solo. Isso significa que solos com maior teor de matéria orgânica decomposta ou húmus são mais resistentes a mudanças de pH, exigindo maior quantidade de calcário em solos orgânicos para alterar sua acidez em comparação com solos minerais.

• Adsorção iônica:

A adsorção iônica é um fenômeno físico-químico no qual ocorre a retenção eletrostática de um cátion em uma massa. Tanto o húmus quanto a argila são coloides eletronegativos, o que lhes confere a capacidade de reter cátions. O húmus possui maior capacidade de absorção de cátions do que a caulinita, a argila mais comum nos solos brasileiros.

• Superfície específica:

A matéria orgânica humificada aumenta a superfície específica do solo. O húmus possui uma superfície específica, ou seja, uma área de exposição superficial, 70 vezes maior que a da caulinita. A maior superfície específica aumenta o poder de retenção e fornecimento de nutrientes e água dos solos.

• Composto orgânico como quelado

Certos compostos orgânicos têm a propriedade de se ligar a íons metálicos como ferro, manganês, alumínio, zinco e cobre, formando complexos. Esse fenômeno é conhecido como quelação e os metais ligados a esses compostos são chamados de metais quelados. Os metais quelados permanecem solúveis e, em condições adequadas, podem estar disponíveis para as plantas conforme suas necessidades.


Qual é o papel da matéria orgânica na fertilidade do solo?

Descubra o segredo para o sucesso no Curso CPT Agricultura Natural, oferecemos conhecimento de ponta, prático e confiável para você se destacar no mercado. Com conteúdos atualizados e orientações especializadas, este curso é sua porta de entrada para uma carreira de sucesso na pecuária. Invista em você mesmo. Invista em conhecimento.

Deixe seu comentário abaixo!

Conheça agora os Cursos na Área Agricultura Orgânica.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?