WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Milho - métodos de colheita e secagem

As espigas devem ser colhidas, transportadas e armazenadas o mais rápido possível, para diminuir o a taque de pragas e a possibilidade de serem molhadas por uma eventual chuva

Milho colheita e secagem

No processo de produção de milho, a colheita caracteriza-se como uma fase muito importante, uma vez que é durante a sua execução, se bem realizada dentro de alguns princípios e critérios, que se define menos perdas e maiores ganhos. No Brasil, principalmente pela falta de critérios na colheita, as perdas têm sido muito elevadas, acarretando em prejuízos para o agricultor.

É fato afirmar que o principal fator que tem influenciado essas perdas é a manutenção da cultura no campo após a maturidade fisiológica do milho. Ao manter a planta no campo, após a maturidade fisiológica, os grãos ficam expostos ao ataque de pragas, ocorre o apodrecimento do colmo e, em consequência, aumenta o tombamento de plantas. Em casos de ocorrência de chuvas, pode ocorrer a germinação dos grãos e, ou o seu apodrecimento.

“Ao manter a cultura no campo, por mais tempo, as plantas daninhas se desenvolvem mais, infestando a área e dificultando a operação de colheita e aumentando as perdas”, afirma o professor João Carlos Cardoso Galvão, do Curso Produção de Milho em Pequenas Propriedades, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

milho-colheita

A colheita manual ainda é praticada em muitas pequenas propriedade

Para minimizar esses problemas, o produtor não precisa gastar ou ter mais trabalho, bastando apenas planejar a colheita, seja ela realizada manual ou mecanicamente. A colheita manual ainda é praticada em muitas pequenas propriedades. O seu planejamento é mais simples e deve seguir os mesmos princípios da colheita mecânica, tendo-se de respeitar a maturidade fisiológica da cultura.

Outro fator que tem aumentado as perdas na colheita manual é a manutenção das espigas no campo após a colheita. As espigas devem ser transportadas e armazenadas o mais rápido possível, para diminuir o a taque de pragas e a possibilidade de serem molhadas por uma eventual chuva.

A colheita pode ser efetuada quando o grão atingiu a maturação fisiológica, ou seja, quando metade das sementes da espiga apresentarem a camada preta no ponto de inserção da semente com o sabugo. No entanto, na maturação fisiológica a umidade do grão é alta (33-34%), o que dificulta a operação de colheita, pois não se consegue secar os grãos eficientemente sem que ocorram perdas.

Por isso, quando não existe a necessidade de o produtor colher a semente antes, é recomendado que se espere para colhê-la quando o grão estiver com umidade menor que 22%. O ideal é colher o milho o mais cedo possível.

milho-colheita

As espigas devem ser transportadas e armazenadas o mais rápido possível, para diminuir o a taque de pragas

Basicamente existe uma regra prática. Colhem-se os grãos quando esses atingirem 25 a 18% de umidade, quando existe na propriedade infraestrutura de secagem. Quando não existe estrutura de secagem, os grãos devem ser colhidos quando apresentarem de 18 a 15% de umidade. Assim, fica mais fácil a tingir a umidade para armazenamento, em torno de 11 a 13%.

Secagem do milho
Existem algumas situações que o produtor precisa colher o milho com umidade elevada, acima dos 13,5% de umidade recomendado. Os principais fatores são a melhor qualidade dos grãos, a necessidade de utilização da área de plantio, quando ocorre um forte ataque de pragas como pássaros, caruncho e roedores ou, ainda, quando o preço do milho naquela época compensa o gasto com a secagem artificial.

O milho deve ser armazenado com umidade inferior a 13,5% porque a maioria dos fungos que acatam o grão armazenado praticamente cessam seu desenvolvimento em umidades inferiores a essa, para grande parte da temperatura de armazenamento existente no Brasil.

O produtor sempre deve fazer o processo de secagem do milho. Normalmente, ele é feito em condições naturais, evaporando a água contida nos grãos pela exposição ao sol. A secagem natural do grão de milho na planta ainda é um método corriqueiro em muitas propriedades brasileiras. Esse tipo de colheita, em que ocorre a permanência do milho no campo, traz o inconveniente de expô-lo a condições adversas de clima, ao ataque de pragas e maior susceptibilidade de trincamento na trilhagem.

No entanto, em algumas situações é necessário colher o milho antes que ele apresente a umidade de 13,5% devendo realizar a secagem mecânica, com o uso de secadores. Este é um processo caro, porque demanda muita energia do sistema e, normalmente, não é utilizado por pequenos produtores.

milho-colheita

O produtor sempre deve fazer o processo de secagem do milho

Caso seja necessária a sua utilização, existem diversos sistemas no mercado à disposição dos produtores. Em quase todos eles, existe uma movimentação de ar forçado que atravessa a massa de grãos e um aquecedor para aumentar a eficiência de secagem. Geralmente, os grãos são secados em lotes, de acordo com o equipamento utilizado e com a armazenagem.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Agricultura.

Por Silvana Teixeira

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Xadreque Felisberto Morinho

31 de mar. de 2021

Gostaria de aprender vossa explicação

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de mar. de 2021

Olá, Felisberto 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Para maiores informações sobre nossos cursos entre em contato WhatsApp Vendas (31) 99294-0024

Será um prazer atendê-lo!

Atenciosamente,

Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?