WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Administração financeira na pequena empresa

As decisões financeiras são componentes integrais de todos os aspectos da estratégia de uma empresa

 

setor de finanças, administração, planejamento financeiro

Todas as áreas tomam decisões importantes com base nas informações provenientes do setor de finanças

Uma área vital e de função estratégica, a administração financeira ajuda a determinar o futuro da empresa e de seus projetos. Essa área é responsável por oferecer dados concretos a respeito do desempenho da organização. Por meio dos relatórios gerados por esse departamento, é possível realizar as análises que determinarão melhorias.

Calcular o valor dos produtos, verificar lucros e prejuízos, conhecer o saldo do caixa e o estoque, providenciar a quitação de dívidas e cuidar de investimentos estão entre as atividades atribuídas ao setor de finanças. Dele dependem as demais áreas, todas elas tomam decisões importantes com base nas informações provenientes dele.

Planejamento financeiro

“As decisões financeiras são componentes integrais de todos os aspectos da estratégia de uma empresa”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do curso Administração Financeira na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Portanto, uma das orientações que o curso oferece é acerca do planejamento financeiro. De acordo como o especialista, essa é uma ferramenta indispensável ao sucesso dos projetos de cada área, de suas metas e do planejamento da empresa como um todo.

“O planejamento financeiro trata de todos os custos de produção e despesas de comercialização, plano de investimentos, plano de compras, controle de estoques, fluxo de caixa, orçamento, e traça indicadores econômico-financeiros”, acrescenta o especialista.

Por meio de tais atribuições, essa ferramenta tem a função de garantir o equilíbrio financeiro da empresa. Para isso, é preciso saber também que uma estratégia bem delineada é composta de elementos como:

Requisitos financeiros: determina custos iniciais para a abertura de uma empresa. A estimativa de custos iniciais e futuros proporciona uma visão realística dos requisitos financeiros para o sucesso.

Estimativa de despesas iniciais: ajuda a fazer a estimativa de despesas para, pelo menos, o próximo mês. Depois de estimar suas despesas mensalmente, multiplique-as por três para ter o montante de dinheiro necessário para cobrir as despesas por três meses.

Objetivos de desempenho financeiro: determina o retorno sobre o investimento esperado, os objetivos de vendas com flutuações sazonais, os objetivos de custo de produção e outros objetivos de despesas controláveis.

O curso também traz dicas quanto ao que deve ser evitado na administração financeira para prevenir falhas, bem como o fracasso completo. Veja alguns desses fatores prejudiciais à empresa:

– Falha no reconhecimento de tendências sazonais;
– Retirada de dinheiro em excesso da empresa para cobrir despesas pessoais;
– Investimento excessivo em estoques;
– Planos de expansão extremamente agressivos.


Estude sobre o assunto, conheça mais sobre esses e outros tópicos, por meio do curso CPT.

Por Luci Silva

 

Calculadora CPT: Calcule de forma correta o salário do seu empregado

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?