Ao contrário do que muitos pensam, acumular trabalhos temporários no currículo não é malvisto pelos empregadores, como aquelas pessoas que mudam de empregos fixos em pequenos períodos. Cada vez mais, as pessoas estão em busca de “freelas” para adquirir experiência e centenas de oportunidades surgem como uma alternativa de oferecer independência profissional. Porém, para ter sucesso como um profissional freelancer é preciso muito planejamento e organização, tanto financeira quanto profissional. Se você tem interesse em se destacar neste mercado, veja alguns passos essenciais:
1. Determine suas habilidades e objetivos
A primeira etapa é decidir sua área de interesse. Foque-se naquilo que você já estudou ou possui uma paixão e especialize-se, inove e melhore suas habilidades dentro desse nicho. Quanto mais experiência, maiores são as possibilidades de entregar trabalhos de qualidade e, consequentemente, ser contratado.
2. Supere seus concorrentes
Não é somente o preço que conta. Pontos como prazos, qualidade, organização e inovação contribuem para que um profissional saia à frente dos concorrentes, já que mostra-se mais confiável para realizar os trabalhos. Por isso, é importante estar sempre bem preparado. Capacite-se, faça sempre cursos relacionados a sua área e que acrescentem mais no seu portfólio.
3. Selecione as ofertas de trabalho
Sabe aquele ditado popular de que quando a esmola é boa demais, o santo desconfia? Não tenha medo de dizer não aos projetos questionáveis. Se para quem está começando isso soa como um luxo, com o tempo os freelancers passam a perceber que clientes ruins não acrescentam em nada, apenas sugam sua energia e atrapalham seu bem-esta, além de tirar o tempo que poderia ter sido investido em potenciais clientes.
4. Valorize seu tempo e a qualidade do seu trabalho
Faça seu trabalho valer a pena. Pesquise os preços e custos atuais para evitar receber menos por um trabalho realizado. A maioria dos clientes sabe apenas do seu mercado de trabalho e não das demais áreas, portanto acaba não tendo ideia de valores. Esta é a responsabilidade do freelancer, ajudar o cliente a entender mais sobre seu trabalho, a complexidade e quanto vale esse tempo.
Fonte: Sebástian Siseles/Diretor da América Latina do Freelancer.com.
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