Puberdade: definição e principais transformações no organismo

A puberdade é um período no qual ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas no organismo, seja ele do sexo masculino ou feminino

Puberdade: definição e principais transformações no organismo   Artigos Cursos CPT

De acordo com a Wikipédia, a puberdade é um período no qual ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas no organismo, seja ele do sexo masculino ou feminino. Compreende a fase vivida pelo ser humano entre a infância e a fase adulta, fase esta que o indivíduo não é mais criança, mas também não carrega a responsabilidade da vida adulta. Esse período é provocado pela liberação de hormônios capazes de estimular o crescimento e a mudança de muitas partes diferentes do corpo, por exemplo os órgãos genitais, atribuindo aos adolescentes a capacidade física de gerar filhos. Além disto, é possível notar certas oscilações emocionais ocasionadas pelas alterações hormonais que incidem sobre o organismo.

“É bom lembrar, no entanto, que essas mudanças ocorrem de maneira desuniforme, variando de pessoa para pessoa, sendo impossível, portanto, prever o início, tempo de duração e fim deste período, pelo qual passamos todos nós”, relata Eliangela Saraiva Oliveira Pinto, professora responsável pela Aula 10: Puberdade – Noções de Higiene e Saúde, da Série Professor Eventual, Volume II, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Que tipos de transformações sofrem os organismos durante a puberdade?


Nesta fase, meninos e meninas podem observar claramente algumas modificações externas, como é o caso do aparecimento das espinhas; surtos de crescimento rápido; alterações comportamentais; aparecimento de pelos pelo corpo, principalmente nas genitálias, axilas e, no caso dos meninos, barba; crescimento dos seios e alargamento do quadril nas meninas, além do depósito de gordura em determinadas partes do corpo; desenvolvimento do tórax, engrossamento da voz e o descobrimento muitas vezes involuntário da ejaculação nos meninos; e, por fim, a primeira menstruação, chamada de menarca, das meninas. Durante a puberdade, o corpo desenvolve as glândulas sudoríparas em torno de sua axila, seios e genitais. Em alguns casos, o suor em excesso pode causar odor corporal, havendo a necessidade de maiores cuidados de higiene.


Por Silvana Teixeira.
Fontes: Wikipédia, Info Escola, Brasil Escola, Always Brasil e Endocrinologia Piracicaba.

 

Cursos Relacionados

Professor Eventual - Aulas para Estudantes - Volume 2 Professor Eventual - Aulas para Estudantes - Volume 2

Com Prof. Augusto Neves, Prof.ª Eliangela Saraiva, Prof. Erasmo Geraldo e outros

R$ 1.300,00 à vista ou em até 12x de R$ 108,33 sem juros no cartão

Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Professor Eventual - Aulas para Alunos

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade