Por que ser justo com os outros? Porque é ético!

Como ser justo com os outros? Como respeitar seus direitos? Quais são esses direitos? E os meus? A dimensão legal da justiça tem grande importância para qualquer cidadão

Por que ser justo com os outros? Porque é ético!   Artigos Cursos CPT

 

Como ser justo com os outros? Como respeitar seus direitos? Quais são esses direitos? E os meus? A dimensão legal da justiça tem grande importância para qualquer cidadão, já que não são poucos os que, por não conhecerem as leis, não se percebem como alvo de injustiças, de tal forma que, se conhecessem seus direitos, teriam melhores condições de lutar para que fossem respeitados. Entretanto, "a dimensão ética da justiça é ainda mais importante, justamente por tornar possível a avaliação crítica de certas leis, de forma a permitir que um cidadão ou um segmento da sociedade possa perceber distorções ou privilégios para alguns, geralmente minorias, em detrimento de outros, geralmente maiorias", afirma Cristiano Luiz Gomide Cabral, professor responsável pela Aula 8 – Ética Para Jovens, da Série Professor Eventual, Volume III, produzida pelo Centro de Produções Técnicas.

Os critérios fundamentais para a compreensão ética da justiça são a igualdade e a equidade. Igualdade significa que todas as pessoas têm os mesmos direitos. Já a equidade estabelece a igualdade respeitando as diferenças, pois, em grande parte das vezes, as pessoas não se encontram em posição de igualdade, nascendo sob diferentes talentos, em diferentes condições sociais, econômicas, físicas, que devem ser levadas em conta para que a justiça seja verdadeira.

A importância do valor justiça para a cidadania é enorme, para o convívio social, especialmente para aqueles que detêm algum tipo de poder e responsabilidade em decisões que afetam a vida de outras pessoas, como os pais, em relação aos filhos; e os professores, em relação a seus alunos. A formação ética para a justiça também tem grande importância para a vida política, para que o  cidadão possa julgar as leis segundo critérios de justiça, a distribuição de renda do país, a igualdade de oportunidades para todos, se há impunidade, se o poder político age segundo o objetivo da equidade, se os direitos dos cidadãos são respeitados, entre outros.

A vida em sociedade, seja em grandes cidades ou em pequenas comunidades, depende da justiça como valor fundamental. Uma sociedade sem justiça tem poucas chances de prosperar. É importante destacar que a democracia tem como principal objetivo criar uma sociedade justa, inspirada nos ideais de igualdade e equidade, o que exige de todos discernimento e sensibilidade.

Conheça toda a Série CPT Professor Eventual, Volume III, disponibilizada em DVDs. Nela são abordados os seguintes temas:

Aula 1- Transtornos Alimentares (Anorexia, Bulimia, Gordorexia e Vogorexia)
Aula 2- Jovem Cidadão
Aula 3- Motivação para Estudar
Aula 4- Postura Profissional do Estudante
Aula 5- Desenvolvimento de Carreira para Jovens
Aula 6- O desafio do Primeiro Emprego
Aula 7- Trabalho e Consumo
Aula 8- Ética para Jovens
Aula 9- Fotossíntese: A Equação da Vida
Aula 10- Posturas e Regras em Eventos Solenes

Por Silvana Teixeira.

 

Cursos Relacionados

Professor Eventual - Aulas para Estudantes - Volume 3 Professor Eventual - Aulas para Estudantes - Volume 3

Com Prof. Augusto Neves, Prof. Bruno de Morais, Prof...

R$ 1.300,00 à vista ou em até 12x de R$ 108,33 sem juros no cartão

Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Professor Eventual - Aulas para Alunos

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade