Por que estudar ou para que estudar e como aprender?

Por que estudar ou para que estudar: qual pergunta você se faria? A pergunta certa a se fazer é "para que estudar?" e as respostas para a pergunta acima são várias

Por que estudar ou para que estudar e como aprender?   Artigos Cursos CPT

Por que estudar ou para que estudar: qual pergunta você se faria? A pergunta certa a se fazer é "para que estudar?", afirma Ethel Peternelli, professora responsável pela Aula 3 – Motivação para Estudar, da Série Professor Eventual, Volume III, produzida pelo Centro de Produções Técnicas – CPT. E as respostas para a pergunta acima são várias:
- Estuda-se para adquirir conhecimento;
- Estuda-se para criar e mudar comportamentos;
- Estuda-se para adquirir hábitos.

É assim que começa-se a aprender. Mas, afinal, o que é aprender? Aprender é quando adquirimos conhecimentos e tornamo-nos aptos para chegar a um propósito traçado. Seja escrevendo, resumindo, assistindo ou esquematizando adquire-se conhecimento para alcançar objetivos. E o professor é o grande responsável por criar condições e oportunidades que facilitem o processo de aprendizagem do aluno. Como? Planejando e preparando muito bem as suas aulas, usando metodologias apropriadas e variadas, criando um ambiente em sala de aula que seja atraente e agradável, tornando o processo de ensino-aprendizagem um evento prazeroso, o que, obviamente, favorecerá a aprendizagem pelo aluno.

Na visão construtivista do processo de aprender, o professor não tem o poder de causar diretamente a aprendizagem do aluno. Quem causa a aprendizagem é o próprio estudante. Mas isso não torna menos importante o papel do professor. Pelo contrário, os professores são muito importantes. A missão do professor é a de facilitador. É o guia, é o exemplo, e, principalmente, é o motivador. É quem mostra o caminho. O aluno é, por sua vez, o orientado que participa do processo ensino-aprendizagem. Para mantê-lo envolvido e motivado, devemos pensar em metodologias práticas que vão colaborar no desenvolvimento dessas habilidades.

Existem questionamentos, porém, que revelam conceitos que os alunos têm sobre o ato de estudar. Alguns alunos acham o estudo chato, estudam porque os pais querem que estudem ou porque é realmente tarefa necessária. São estereótipos rotulados pelo simples fato de não se sentirem estimulados, por não usufruírem a vivência de práticas metodológicas aplicadas pelo facilitador.

Conheça toda a Série CPT Professor Eventual, Volume III, disponibilizada em DVDs. Nela são abordados os seguintes temas:

Aula 1- Transtornos Alimentares (Anorexia, Bulimia, Gordorexia e Vogorexia)
Aula 2- Jovem Cidadão
Aula 3- Motivação para Estudar
Aula 4- Postura Profissional do Estudante
Aula 5- Desenvolvimento de Carreira para Jovens
Aula 6- O desafio do Primeiro Emprego
Aula 7- Trabalho e Consumo
Aula 8- Ética para Jovens
Aula 9- Fotossíntese: A Equação da Vida
Aula 10- Posturas e Regras em Eventos Solenes

Por Silvana Teixeira.

 

Cursos Relacionados

Professor Eventual - Aulas para Estudantes - Volume 3 Professor Eventual - Aulas para Estudantes - Volume 3

Com Prof. Augusto Neves, Prof. Bruno de Morais, Prof. Cristiano Cabral e outros

R$ 1.300,00 à vista ou em até 12x de R$ 108,33 sem juros no cartão

Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Professor Eventual - Aulas para Alunos

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade