WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fonte de energia renovável e fonte de energia não-renovável: diferença

As fontes de energia renováveis são aquelas que existem em uma quantidade, consideradas inesgotáveis. As não-renováveis são aquelas que existem em quantidades limitadas na natureza

Fonte de energia renovável e fonte de energia não-renovável: diferença

 

É importante que a humanidade se preocupe seriamente com o impacto das atuais políticas energéticas sobre a sociedade e o meio ambiente. Basicamente, as diversas formas de energia utilizadas na Terra pelo homem podem ser agrupadas em duas categorias, ou seja, uma composta pelas fontes de energias renováveis e a outra composta pelas não-renováveis.

As fontes de energia renováveis são aquelas que existem em uma quantidade, consideradas inesgotáveis na natureza, independente do seu consumo pelo homem. Assim, podemos dizer que esse tipo de energia sempre atenderá ao consumo da humanidade. Como exemplos de fontes de energia renovável, pode-se citar o Sol, a água, o vento, as marés e a biomassa.

Já energia não-renovável pode ser definida como sendo aquela que existe em quantidades limitadas na natureza. Por isso, dependendo do consumo, um dia poderão se tornar escassas. Como exemplo de fontes de energia não-renovável podemos citar o carvão mineral, o petróleo, o gás natural, a energia nuclear.

Estudos mostram que, do total de energia consumido no mundo, atualmente, 99% é proveniente de fontes de energia não-renovável (39% do petróleo; 27% do carvão; 24% do gás natural; 7% das usinas nucleares; pouco mais de 2% de hidrelétricas) e o restante, ou seja, menos de 1%, é proveniente de energia renovável (solar e eólica).

“Esses valores percentuais indicam que o homem vem fazendo um intenso e descontrolado uso das fontes de energia não-renovável. Isso reforça a necessidade cada vez maior de utilizar uma fonte de energia, que possa abastecer a humanidade de forma inesgotável, e que sirva de base para um desenvolvimento sustentável”, relata Augusto Luis Regger Almeida Neves, professor responsável pela Aula 3 – Como Produzir Energia Elétrica a Partir do Sol, da série Professor Eventual, volume II.  

Na verdade, estamos dizendo que, se em médio prazo a humanidade não se despertar para o uso de energias renováveis em larga escala, poderá haver em nosso planeta um déficit de energia disponível para toda a humanidade, o que será impulsionado, principalmente, pelo aumento da população mundial.

Entre as fontes de energia renováveis, a energia solar, em especial, representa um elevado potencial de utilização, em função da grande disponibilidade e das inúmeras vantagens que se encontram associadas a ela. Isso acontece, porque o Sol funciona como um imenso reator à fusão, gerando energia constantemente, e lançando-a no nosso planeta. Por isso, a combinação da busca por recursos naturais e o elevado custo de manutenção da energia convencional vem tornando, cada vez mais viável, o uso da tecnologia que permite aproveitar a energia solar.


Conheça toda a Série CPT Professor Eventual, Volume II, disponibilizada em DVDs. Nela são abordados os seguintes temas:


Aula 1- Trânsito: Cidadania e Respeito às Regras
Aula 2- Produtor de Água
Aula 3- Como Produzir Energia Elétrica a Partir do Sol
Aula 4- Queimaduras e suas Consequências
Aula 5- Estratégias de Concentração para Estudar
Aula 6- Como Produzir Energia Elétrica a Partir do Vento
Aula 7- Os Jovens e as Finanças - Educação Financeira para o Sucesso
Aula 8- Inovação
Aula 9- Aula Rádio Escola - Implantação e Funcionamento
Aula 10- Puberdade e Noções de Higiene e Saúde

Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!