Vitamina D - importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

A principal função da vitamina D é ajudar o corpo a absorver os minerais cálcio e fósforo, responsáveis por participar no correto crescimento e dos ossos e dos dentes

 

A vitamina D, produzida pelo próprio organismo ou adquirida por meio de alguns alimentos, é extremamente importante ao organismo. Entre as principais funções da vitamina D, destaca-se a tarefa de ajudar o corpo a absorver os minerais cálcio e fósforo responsáveis por participar do correto crescimento e desenvolvimento dos ossos e dos dentes. Também é função da vitamina D controlar os depósitos e as retiradas desses minerais nos ossos, tarefas estas realizadas pelo próprio organismo para atender a outras necessidades exigidas pelo corpo. Quando as retiradas são maiores que os depósitos, os ossos podem ficar moles e fracos. Os benefícios da vitamina D para o organismo não param por ai. Ela ainda combate a pressão arterial, controla o peso, afasta o risco de tumores, auxilia na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes e a hipertensão e está associada a uma vida mais longa. A vitamina D atua eficazmente junto ao sistema imunológico permitindo que o corpo se defenda melhor, por exemplo, das gripes e resfriados.

Observe o infográfico sobre as maiores fontes de vitamina D:

Vitamina D - importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso



Atum - O atum fortalece os ossos, os dentes, regula a absorção do cálcio, regula a absorção do fósforo e auxilia o organismo no trato intestinal. Em 90 g de atum, encontramos 3,6 mcg de vitamina D.

Manteiga - A manteiga, derivado do leite, é um alimento de fácil digestão e tem alta concentração de vitamina A, além das vitaminas D e E. 1 colher de manteiga fornece ao nosso organismo 0,45 mcg de vitamina D.

Salmão - O salmão é rico em ômega 3, previne doenças cardiovasculares, inflamatórias, atua junto ao sistema imunológico e ajuda no processo digestivo. 100 g de salmão enlatado disponibilizam aproximadamente 650 IUs de vitamina D ao nosso organismo.  

Leite -  O leite é importante para a formação e o desenvolvimento do organismo. É fonte de proteína, sais minerais e gordura. É rico em cálcio, elemento essencial aos ossos . A ingestão de 1 copo de leite fornece ao nosso organismo 0,17 mcg de vitamina D.

Cogumelo - O cogumelo ajuda a emagrecer, previne doenças cardiovasculares, controla o colesterol, possui pouca gordura, é rico em vitaminas, proteínas, fósforo, ácido fólico, fibras e outros elementos essenciais à saúde. Em 100 g de cogumelo encontramos aproximadamente 0,65 mcg de vitamina D.

Ovo - O ovo é rico em nutrientes, como vitaminas e sais minerais. A gema é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina, antioxidantes, luteína, entre outros. Em 100 g de ovo encontramos 0,8 mcg de vitamina D.

Sardinha - A sardinha é fonte de proteínas de excelente qualidade, ideal para manter os músculos em dia, e fósforo, um mineral que participa da mineralização dos ossos. Encontramos em 100 g de sardinha enlatada 17 mcg de vitamina D.

Queijo - Além do cálcio, o queijo possui zinco e selênio. O cálcio, somado à vitamina D, evita o ganho de peso e ajuda na manutenção do peso corporal. Ao ingerir 1 fatia de queijo suíço, consumimos 6 IUs de vitamina D.

Outras informações sobre a vitamina D no diagrama abaixo:

Vitamina D - importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

Conheça um pouco mais sobre as vitaminas, acessando as matérias abaixo:

VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

- Vitamina A

- Vitamina E

- Vitamina K


VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

- Vitamina B1

- Vitamina B2

- Vitamina B3

- Vitamina B5

- Vitamina B6

- Vitamina B8

- Vitamina B9

- Vitamina B12

- Vitamina C


Fontes: Becel; Atmosfera Feminina; Portal Vital; Blog Brasil; Revista Viva Saúde; Comunidade Bem Simples; Brotas on line; Wikipédia; Saúde IG; Infoescola; Brasil Escola; Zero Hora; Mulher Abril; Fileira do Pescado; Vila Mulher; Corpo a Corpo; Doce Limão; Mundo Verde; Minha Vida.

Por Silvana Teixeira

 

 

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