- Anterior
- Próxima










A vitamina C, conhecida principalmente por sua importância no tratamento de gripes e resfriados, além de ser uma poderosa substância antioxidante, é muito importante para a manutenção da saúde, pois aumenta a resistência do corpo às infecções, age junto à integridade dos vasos sanguíneos e favorece a formação dos dentes e dos ossos, além de prevenir fraquezas musculares.
É encontrada em diversos alimentos e quando ingerida na quantidade correta, de acordo com o sexo, a idade e o ritmo de vida de cada pessoa, e diariamente, propicia muitos benefícios ao organismo.
Observe o infográfico sobre as maiores fontes de vitamina C:

. Acerola
A acerola é eficaz no combate a gripe, doenças cardiovasculares, cicatrização de feridas, escorbuto, envelhecimento da pele, e é eficaz contra o reumatismo. 100 g de acerola in natura possuem 1.046 mg de vitamina C.
. Laranja
A laranja ajuda a manter a defesa do organismo, deixa a pele mais bonita, atua no combate ao colesterol e no estímulo às funções intestinais. 100 g de laranja pera in natura possuem 53,7 mg de vitamina C.
. Mexerica Rio
Em 100 g de mexerica rio, ao natural, encontramos 125 mg de vitamina C. Ela ajuda a fortalecer o organismo, previne gripes e resfriados, ajuda no controle da hipertensão arterial e combate prisões de ventre.
. Caju
O caju atua na defesa imunológica do organismo, diminui as chances de se desenvolver câncer, doenças degenerativas, combate a anemia e fortalece os ossos. Em 100 g de caju in natura, consumimos 219,3 mg de vitamina C.
. Limão
O limão ajuda a combater gripes, doenças virais, a ansiedade, depressão, auxilia no controle de ácido úrico e, até mesmo, previne o câncer. 100 g do limão tahiti, consumidos ao natural, fornecem 38.2 mg de vitamina C.
. Morango
O morango controla o colesterol, previne o envelhecimento precoce, equilibra o nível de sódio, combate a gordura e previne o câncer. Ao consumir 100 g de morangos crus, ingerimos 63,6 mg de vitamina C.
. Graviola
O consumo da metade de uma unidade da graviola fornece ao nosso organismo 286 mg de vitamina C. A graviola previne doenças de estômago, vermes, atua no tratamento de Diabetes, gripes e resfriados, no tratamento de prisão de ventre e distúrbios do fígado
. Goiaba
130 g de goiaba branca disponibilizam 128 mg de vitamina C ao nosso organismo. A goiaba atua na prevenção e no combate da Hipertensão, colesterol, prevenção de arteriosclerose e auxilia no combate ao esgotamento físico
. Mamão
Além de beneficiar o intestino, o mamão alivia os sintomas da sinusite, reduz o colesterol, combate os radicais livres e auxilia na prevenção de fratura e osteoporose. 100 g do mamão papaia, quando consumido em natura, fornece 82,2 mg de vitamina C ao nosso organismo.
. Pimentão
O pimentão estimula a produção de adrenalina, aumenta o metabolismo, diminui os níveis de colesterol e triglicérides e protege contra os radicais livres. 140 g do pimentão amarelo possuem 201 mg de vitamina C e o vermelho, na mesma quantidade, 221 mg da mesma vitamina.
Outras informações sobre a vitamina C no diagrama abaixo:

Conheça um pouco mais sobre as vitaminas, acessando as matérias abaixo:
. VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
- Vitamina A: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina D: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina E: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina K: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
. VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS
- Vitamina B1: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B2: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B3: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B5: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B6: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B8: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B9: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B12: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina C: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
Fontes: Becel; Atmosfera Feminina; Portal Vital; Blog Brasil; Revista Viva Saúde; Comunidade Bem Simples; Brotas on line; Wikipédia; Saúde IG; Infoescola; Brasil Escola; Zero Hora; Mulher Abril; Fileira do Pescado; Vila Mulher; Corpo a Corpo; Doce Limão; Mundo Verde; Minha Vida.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.