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Vitamina B12: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

Cobalamina ou cianocobalamina são algumas das nomenclaturas dadas à vitamina B12. Ela é adquirida por meio da ingestão de carnes e derivados de de origem animal

 

Cobalamina ou cianocobalamina são algumas das nomenclaturas dadas à vitamina B12. Ela é adquirida por meio da ingestão de carnes e derivados de de origem animal, como fígado, ostras, ovos, leite, carne de porco, peixes, e  na manteiga. Seu papel para o metabolismo é fundamental porque auxilia o ácido fólico na formação do DNA e do RNA, que carregam e transmitem as informações genéticas para cada célula viva. Essas informações dizem à célula como ela deve funcionar e precisam ser passadas sempre que uma se dividir. Também é muito importante para a boa manutenção do sangue e do sistema nervoso. Atua eficazmente contra doenças como a anemia, depressão e a asma. Além disso, a vitamina B12 ainda trabalha a favor do crescimento e da divisão celular. A deficiência da vitamina B12 causa ao organismo anemia, diarreia ou constipação, cansaço, tonturas ao se levantar ou fazer esforço, perda de apetite, palidez, problemas de concentração, falta de ar, ao praticar atividades físicas, inchaço na língua e vermelhidão ou sangramento da gengiva, demência, depressão e formigamento nos pés e nas mãos.

Observe o infográfico sobre algumas fontes de vitamina B12:

Vitamina B12: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

 



Carne branca – Além de cálcio, cobre, ferro, potássio, zinco, fósforo e aminoácidos, as carnes brancas também são boas fontes de proteínas e vitaminas. Frango, peru, pato, ganço, galinha-d`angola, pombo, faisão e codorna fazem parte do grupo cuja carne é classificada como branca. Outra vantagem da carne branca quando comparada à vermelha é que ela possui menos gordura e colesterol. 100 g de carne de pato nutrem o organismo em 3 mcg de vitamina B12.

Carne vermelha – Embora sempre se associe a carne vermelha à gordura, ela está longe de ser seu principal componente. Em um bife suculento, cerca de 75% é pura água. O restante são proteínas, minerais e vitaminas. Aliás, a carne vermelha é campeã em vitamina B12. Ao ingerir 100 g de carne de porco ou de boi consumimos 2 mcg de vitamina B12. No fígado encontramos cerca der 70,4 mcg da mesma vitamina.

Ovo – Assim como o leite materno, o ovo possui todos os nutrientes necessários à vida. Portanto, o ovo é um alimento completo e ideal para o consumo humano. Possui vitaminas, minerais e por ser uma proteína de origem animal, é rico em aminoácidos essenciais, que nosso corpo é incapaz de sintetizar.  100 g de ovos fornecem ao organismo 2,5 mcg de vitamina B12.

Bacalhau – O bacalhau é um tipo de pescado rico em proteínas apesar do seu baixo teor de gordura. Também estão presentes em sua constituição as vitaminas  A, E, B6 e B12, sódio,cálcio, fósforo, magnésio e de Ômega 3. No que se refere à Cobalamina, ao ingerir 100 g de bacalhau nosso organismo é suprido com 2 mcg de vitamina B12.

Outras informações sobre a vitamina B12 no diagrama abaixo:

Vitamina B12: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

Conheça um pouco mais sobre as vitaminas, acessando as matérias abaixo:

VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

- Vitamina A

- Vitamina D

- Vitamina E

- Vitamina K


VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

- Vitamina B1

- Vitamina B2

- Vitamina B3

- Vitamina B5

- Vitamina B6

- Vitamina B8

- Vitamina B9

- Vitamina C


Fontes: Becel; Atmosfera Feminina; Portal Vital; Blog Brasil; Revista Viva Saúde; Comunidade Bem Simples; Brotas on line; Wikipédia; Saúde IG; Infoescola; Brasil Escola; Zero Hora; Mulher Abril; Fileira do Pescado; Vila Mulher; Corpo a Corpo; Doce Limão; Mundo Verde; Minha Vida.

Por Silvana Teixeira

 

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