- Anterior
- Próxima










A vitamina A, encontrada em diversos alimentos, quando ingerida diariamente e na quantidade correta e necessária ao bom funcionamento do organismo, levando-se em consideração o sexo, a idade e o ritmo de vida de cada pessoa, é muito importante na prevenção de gripes e resfriados e na manutenção dos tecidos epiteliais.
A vitamina A também atua junto ao desenvolvimento dos ossos, auxilia no correto funcionamento dos órgãos reprodutivos, no desenvolvimento dos dentes, na conservação do esmalte dentário, atua na manutenção do bom estado do cabelo e na prevenção da oxidação celular. Sua carência no organismo pode provocar cegueira noturna e xeroftalmia, que pode levar à cegueira permanente.
Observe o infográfico sobre algumas fontes de vitamina A:

. Atum
Possui mais proteínas que a carne bovina, aves, peixes e porco. Previne doenças cardiovasculares, abaixa a pressão sanguínea e ajuda a regular o processo metabólico. Em 50 gramas de atum fresco, são encontrados 0,15 mg de vitamina A (retinol ou caroteno).
. Espinafre
O espinafre atua no funcionamento correto da visão, atua na preservação da pele, ajuda no desenvolvimento orgânico e ajuda na prevenção de infecções. Em 100 gramas de espinafre cozido, são encontrados 2,83 microgramas de vitamina A.
. Ovo
O ovo possui substâncias antioxidantes que ajudam a equilibrar o organismo, a combater o envelhecimento precoce das células e é essencial para a saúde do cérebro. Nos ovos, a vitamina A é encontrada apenas na gema, em um total de 225 microgramas.
. Tomate
O tomate é um fruto de baixo teor calórico, possui agentes anticancerígenos, evita o excesso de ferro no organismo, preserva a integridade das células e controla o colesterol. Em 100 g do fruto fresco, podemos encontrar de 900 a 1271 IU de vitamina A.
. Batata-doce
A batata-doce retarda o envelhecimento, reduz inflamações no sistema nervoso, ajuda no sistema imunológica, na preservação da pele e ajuda a diminuir o açúcar no sangue. Em 100 g de batata-doce crua, encontramos 300 microgramas de vitamina A.
. Leite
O leite é rico em cálcio, o que ajuda a construir ossos fortes; mantém a normalidade da visão e da pele; ajuda a regular o crescimento das células e integridade do sistema imune. 100 ml de leite de vaca vitaminado possuem 90 UG de vitamina A.
. Pimentão
O pimentão neutraliza os radicais livres, previne a aterosclerose e doença cardíaca, previne a catarata, e previne dores nas articulações. 100 g de pimentão verde possuem 2000 UI de vitamina A.
. Cenoura
A cenoura é ótima para a visão, para o sistema imunológico, previne a anemia, ajuda a combater as infecções, cólicas nefríticas e as prisões de ventre e reumatismo. 100 g de cenoura (Daucos Carota) possuem 14.500 UI de vitamina A.
. Manga
A manga possui nutrientes essenciais para a saúde dos olhos, previne doenças como o câncer de cólon e de próstata, leucemia e auxilia a melhorar a concentração e a memória. 1 manga (parte comestível) possui 805 microgramas de vitamina A.
. Queijo
O queijo é rico em cálcio, atua na formação da massa óssea e das cartilagens, previne a osteoporose e atuar fortemente na saúde dos dentes. 2 fatias de queijo Minas (45 g) possuem 115 mg de vitamina A.
Outras informações sobre a vitamina A no diagrama abaixo:

. VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
- Vitamina D: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina E: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina K: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
. VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS
- Vitamina B1: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B2: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B3: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B5: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B6: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B8: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B9: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B12: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina C: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
Fontes: Becel; Atmosfera Feminina; Portal Vital; Blog Brasil; Revista Viva Saúde; Comunidade Bem Simples; Brotas on line; Wikipédia; Saúde IG; Infoescola; Brasil Escola; Zero Hora; Mulher Abril; Fileira do Pescado; Vila Mulher; Corpo a Corpo; Doce Limão; Mundo Verde; Minha Vida.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Angelina Dias
21 de out. de 2021Legal