WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dúvidas frequentes sobre a importância da vitamina D para os ossos e músculos

Frequentemente, pessoas se encontram em dúvidas quanto a real necessidade da vitamina D para a manutenção dos ossos e músculos. Esclareça suas dúvidas com as perguntas e respostas abaixo

Dúvidas frequentes sobre a importância da vitamina D para os ossos e músculos

. Qual a importância da vitamina D sobre a formação e manutenção dos ossos?

A vitamina D é extremamente necessária para uma adequada absorção de cálcio feita no intestino delgado. Quando a absorção é devidamente realizada pelo intestino, o cálcio é transportado para o esqueleto por meio da corrente sanguínea e, em seguida, depositado nos ossos com a finalidade de fortalecê-los. Quando não há vitamina D, ou sua quantidade é insuficiente ao necessário para o processo, a absorção de cálcio pelo organismo é pobre, o que compromete a fortificação dos ossos.

O consumo de alimentos ricos em cálcio é suficiente para a manutenção dos ossos?


Não. Ingerir alimentos ricos em cálcio de nada adianta se não tivermos vitamina D suficiente no corpo. Sem a vitamina D, o nosso organismo não é capaz de absorver o cálcio para, em seguida, encaminhá-lo aos nossos ossos para fortalecê-los, o que pode ocasionar sérios problemas, entre eles a osteoporose.

Quais fatores afetam o desenvolvimento ósseo?

Diversos fatores afetam o desenvolvimento ósseo, o crescimento e o fortalecimento dos ossos em nosso organismo. Entre os fatores citam-se certas doenças, o sedentarismo, a deficiência de cálcio e vitamina D, o uso de determinados medicamentos, o abuso de álcool e cigarro e a menopausa precoce. Infelizmente, esses fatores podem acelerar a perda de qualidade e quantidade do tecido ósseo. Uma forma de diminuir as consequências causadas por estas anomalias é (em qualquer que seja a fase de um indivíduo - infância, juventude ou velhice) que o organismo seja suprido com quantidades suficientes de cálcio durante a dieta alimentar. Como visto anteriormente, além da ingestão de alimentos ricos em cálcio o ser humano necessita da presença da vitamina D em seu organismo, para que haja a absorção do cálcio e posterior fixação nos ossos. Em resumo, não podemos produzir osso sem ter disponível a vitamina D.

O que acontece aos ossos se não possuirmos vitamina D no organismo?


Sem a vitamina D, os ossos de um indivíduo (independente da idade) ficam incapazes de absorver o cálcio, gerando uma série de problemas à sua saúde, já que este elemento (o cálcio) é importante durante as funções metabólicas do organismo, assim como durante a realização de atividades musculares.

O que é a osteoporose e qual o papel da vitamina D sobre essa doença?

A osteoporose, conhecida como a ameaça silenciosa, é a doença óssea mais conhecida e caracteriza-se por ossos porosos, quebradiços e fracos. A deficiência de vitamina D pode não só ocasionar a osteoporose, como também agravá-la. Pesquisas recentes constataram que os pessoas que sofrem de osteoporose, com frequência, possuem deficiência de vitamina D.

Como a falta de vitamina D pode prejudicar a manutenção dos ossos durante a velhice?

Infelizmente, ao contrário do que se imagina, não é somente na velhice que temos os ossos do nosso esqueleto afetados pela falta da vitamina D. No entanto, é justamente nesse período que eles são mais afetados. A falta de vitamina D durante o período de desenvolvimento do ser humano (até os 30 anos de idade) é desastroso para a velhice. Sem a atuação da vitamina D até os 30 anos, o organismo não consegue atingir o máximo necessário para manter os ossos fortes, a ponto de se manterem em bom estado durante a velhice.

Como as crianças podem ser afetadas pela falta de vitamina D?

O leite materno (por quase não conter vitamina D) e poucas exposições diárias das crianças ao sol resultam em pouco contato com a vitamina D, elemento este crucial para a absorção do cálcio pelo organismo. Novamente, ressaltamos que sem a vitamina D nosso organismo é incapaz de absorver o cálcio, comprometendo a formação, o crescimento e a manutenção dos ossos. Portanto, é de fundamental importância que se fique atento a estes fatores para não comprometer a saúde das crianças.

A vitamina D pode ajudar no tratamento de crianças raquíticas?

Sim. Aliás, a restauração do nível de vitamina D e cálcio no organismo da criança, elevando-o ao normal, é a base não só para o tratamento como também para a prevenção do raquitismo. Infelizmente, após acometida por esta doença, a parte óssea afetada nunca mais poderá voltar ao seu normal. Se for o caso, o uso de talas e cirurgias podem ser indicados para minimizar os seus efeitos do raquitismo nas crianças (deformação óssea). Portanto, cuidado especial deve ser dado ao consumo adequado de cálcio e vitamina D durante a infância para que as crianças não sofram de raquitismo.

A osteoporose pode começar antes da “velhice”? Neste caso, qual o papel da vitamina?

Sim. A osteoporose pode começar décadas antes da maior idade. Crianças com deficiência de vitamina D não se desenvolvem plenamente e não alcançam o pico de desenvolvimento de massa óssea, o que já se constitui um problema ao seu organismo. Quando a ineficiência de vitamina D a acompanha durante a fase de adolescência e adulta, então, as coisas pioram ainda mais. Provavelmente essa criança será acometida por um desequilíbrio hormonal que acelera a rotatividade e a perda óssea progressiva, aumentando o risco de osteomalacia e de osteoporose.

Por que a vitamina D é tão importante para os músculos quanto para os ossos?


A resposta a essa pergunta é muito simples. Em nosso organismo, ossos e músculos trabalham em plena harmonia e sincronia. O desempenho desta dupla permite a manutenção da forma e das funções físicas, ou seja, sem ela não poderíamos, entre inúmeras outras coisas, andar, comer, conversar e dançar. Os músculos atuam ativamente no desenvolvimento dos ossos e na manutenção da integridade física. Por sua vez, o cálcio absorvido nos intestinos, com o auxílio da vitamina D, é essencial, também, para as funções dos impulsos nervosos e dos músculos. Desta forma, ossos e músculos necessitam de alto estoque de vitamina D e cálcio. É importante deixar claro que o sistema musculoesquelético é fundamental à nossa sobrevivência, tanto quanto o ar que respiramos.

Qual o papel da vitamina D durante a adolescência?

A vitamina D está intimamente ligada com a produção de energia, força, velocidade muscular e altura do corpo. A ingestão adequada de vitamina D e de cálcio durante a adolescência, e por que não durante a fase adulta, juntamente com os exercícios físicos que estimulem o sistema musculoesquelético, são essenciais para o organismo. O contrário, por sua vez, pode ocasionar ao adolescente consequências futuras indesejadas no que diz respeito à formação completa do seu esqueleto.  

Como a vida moderna pode atrapalhar na formação e manutenção dos ossos de crianças, adolescentes e adultos?

Pessoas em estado de isolamento e confinamento, sejam elas adultos, adolescente ou crianças, sem o contato direto com o sol (fonte de vitamina D), má alimentação (fraca em cálcio e vitamina D) e falta de atividades físicas (que desenvolvem e fortalecem os músculos) têm sua carga musculoesquelético afetada. A permanência dessas pessoas em ambientes fechados, cada vez mais reféns da vida moderna (computador, televisão, falta de tempo ou até mesmo por medo, conferido pelo caos e acontecimentos sociais), não somente as mantêm longe das radiações solares, responsáveis pela produção de vitamina D, como as impede de realizar exercícios essenciais que auxiliam o corpo no suporte do peso e também ajudam os ossos a crescerem mais compactos e mais fortes.

Mais informações no infográfico abaixo:


Dúvidas frequentes sobre a importância da vitamina D para os ossos e músculos

 

Saiba mais sobre a boa Saúde e sobre as Vitaminas essenciais para o bom funcionamento do noso organismo, acessando os artigos abaixo:


. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- Alimentos essenciais para a manutenção da boa saúde do organismo
- Combinar alimentos saudáveis e variados nas refeições é excelente para a dieta
- Bons hábitos para uma alimentação e uma vida saudável


O CORRETO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO
- Nutrientes necessários para reforçar o sistema imunológico do organismo
- 11 dicas para viver bem, melhor e manter um estilo de vida saudável
- Ações que mantêm o bom funcionamento do organismo e que fazem a diferença
- O que é o relógio biológico do organismo, qual a sua função e como controlá-lo

O PODER DAS VITAMINAS
- Conheça mais sobre as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis

VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
- Vitamina A: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina D: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina E: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina K: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

- Vitamina B1: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B2: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina B3: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B5: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B6: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina B8: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
 Vitamina B9: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina B12: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina C: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

ESPECIAL SOBRE A VITAMINA D

Bons níveis de vitamina D no organismo mantêm o equilíbrio ósseo e muscular

Fontes para o desenvolvimento de conteúdo: Vitamina D - Como Um Tratamento Tão Simples Pode Reverter Doenças Tão Importantes (Michael F. Holick), Super interessante, Revista Suplementação.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!