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Os alunos devem desenvolver competências para continuarem aprendendo, mesmo em níveis mais complexos de estudo
Antigamente, o Ensino Médio era descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações. Nos dias de hoje, os PCN norteiam a educação para que ela seja contextualizada, evitando a compartimentalização e incentivando a visão crítica dos alunos, bem como sua capacidade de aprender. Além disso, os PCN orientam os professores, buscando novas abordagens e metodologias.
O novo Ensino Médio
Coube ao Ministério da Educação promover um projeto de reforma do Ensino Médio, priorizando as ações na área da educação, com base em uma política de desenvolvimento social. Isso foi necessário, já que a revolução informática gerou mudanças radicais na área do conhecimento, estimulada pela incorporação das novas tecnologias.
Dessa forma, a formação do aluno do Ensino Médio passou a ter, como alvo principal, a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação. Por isso, propõe-se aos professores formar alunos que sejam capazes de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.
Elaboração da reforma
Para a formulação de uma nova concepção do Ensino Médio, seria fundamental a participação de professores e técnicos de diferentes níveis de ensino. Assim, a equipe técnica da Secretaria de Educação Média e Tecnológica e professores convidados de várias universidades do País propuseram a reorganização curricular em áreas de conhecimento, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, em uma perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização.
Os trabalhos de elaboração da reforma foram concluídos em junho de 1997, a partir de uma série de discussões internas que envolveram os dirigentes, a equipe técnica de coordenação do projeto e os professores universitários. Todos se embasaram na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, como principal referência legal, para a formulação das mudanças propostas, já que estabelece os princípios e finalidades da Educação Nacional.
O Ensino Médio como etapa final da Educação Básica
Como etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio deve oferecer, de forma articulada, uma educação equilibrada, com funções equivalentes para todos os educandos:
- A formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa;
- O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- A preparação e orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo;
- O desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.
A organização do Ensino Médio
A reforma curricular do Ensino Médio dividiu o conhecimento escolar em áreas, uma vez que entende os conhecimentos cada vez mais imbricados aos conhecedores, seja no campo técnico-científico, seja no âmbito do cotidiano da vida social.
A organização em três áreas – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias – tem como base a reunião daqueles conhecimentos que compartilham objetos de estudo.
Com a reforma no Ensino Médio, o currículo passou a contemplar a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, integrando homens e mulheres no mundo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva. Com isso, surgiram quatro eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea:
Aprender a conhecer
Deve-se priorizar o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento, compreendendo a complexidade do mundo, condição necessária para viver dignamente, para desenvolver possibilidades pessoais e profissionais, para se comunicar. Esse saber favorece o desenvolvimento da curiosidade intelectual, estimula o senso crítico e permite compreender o real, mediante a aquisição da autonomia na capacidade de discernir.
Aprender a fazer
Na medida em que criam as condições necessárias para o enfrentamento das novas situações que se colocam, surgem novas habilidades e aptidões. Além disso, deve-se privilegiar a aplicação da teoria na prática e enriquecer a vivência da ciência na tecnologia e destas no social, o que faz com que surja uma significação especial no desenvolvimento da sociedade contemporânea.
Aprender a viver
O mais importante é aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências, de modo a permitir a realização de projetos comuns ou a gestão inteligente dos conflitos inevitáveis por meio do diálogo.
Aprender a ser
Deve-se preparar o indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstâncias da vida. Além disso, deve-se exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação para desenvolver os seus talentos e permanecer, tanto quanto possível, dono do seu próprio destino.
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Complemente seus estudos, acessando os artigos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases.
Por Andréa Oliveira.
Confira o conteúdo dos PCN (Ensino Médio), na íntegra, abrindo os arquivos em PDF:
- - Bases Legais (PCN)
- - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (PCN)
- - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PCN)
- - Ciências Humanas e suas Tecnologias (PCN)
- - National Curriculum Parameters Secondary Education (resumo)
- - Ciências Humanas e suas Tecnologias (PCN+)
- - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PCN+)
- - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (PCN+)
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
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Comentários
Irisdene Meneses da Silva
26 de ago. de 2021Por gentileza, Gostaria de saber que ano de publicação desse PDF de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (PCN+)? Grata,
Resposta do Portal Cursos CPT
27 de ago. de 2021Olá, Irisdene! Como vai?
Fico feliz com sua visita!
A data de publicação dessa matéria em nosso site foi em: 12/12/2012
Forte abraço!
Marcela Teixeira.
ROSIVAGNO NASCIMENTO
7 de nov. de 2018BEM LEGAL
Resposta do Portal Cursos CPT
7 de nov. de 2018Olá Rosivaldo,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto
BEATRIZ MOSCARDINI
20 de mai. de 2018Material muito bom
Resposta do Portal Cursos CPT
21 de mai. de 2018Olá Beatriz,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
allan Monteiro
15 de nov. de 2017Preciso cknhecer
Resposta do Portal Cursos CPT
16 de nov. de 2017Olá, Allan.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você pode acessar o PCN clicando nesse link.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.
Vicência Laene Cardoso Diniz
4 de dez. de 2015Olá! Gostaria de saber se você tem curso de inglês, que prepare para a atuação profissional.
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4 de dez. de 2015Olá, Vicência!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
maria lucia bento de jesus silva
13 de mai. de 2015Olá.. gostei das explicações sobre os pcns
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14 de mai. de 2015Olá, Maria Lúcia!
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo sobre Parâmetro Curriculares Nacionais.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
LUANA GOMES DA SILVA PEREIRA
25 de dez. de 2014Por favor gostaria de saber como é a reforma dos PCns nas escolas estaduais.
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21 de jan. de 2015Olá, Luana!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que consulte a secretaria de educação de sua região.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Paulo Ítalo Ribeiro de Carvalho
13 de nov. de 2014Gostei muito! Muito Obrigado por disponibilizar :D
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14 de nov. de 2014Olá, Paulo Ítalo!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felzies que tenha gostado da nossa série de artigos sobre PCN.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
NERIS BRAZÃO FERREIRA LIMA
22 de out. de 2014Gostei muito da explicação sobre os PCNS.
Resposta do Portal Cursos CPT
23 de out. de 2014Olá, Neris!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado dos nossos artigos sobre PCN's.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos