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Os educadores devem deixar claro a seus educandos que o diálogo é a melhor forma de mediar conflitos e auxiliar nas decisões coletivas
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, cabe à escola possibilitar a educação continuada, oriunda de um planejamento sistemático, para os educandos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º). Além disso, não se pode visualizar a educação como algo simplista, mas sim como algo que envolva os alunos no meio social, político e histórico do país. Tudo isso, sempre buscando a cidadania, o entendimento dos direitos e deveres de cada um.
Entretanto, a evasão escolar ainda é bastante significativa. Isso pode ser originado pelo fato de a escola não reconhecer a diversidade da população a ser atendida, com a consequente diferenciação na demanda. Reconhecer a diversidade e buscar formas de acolhimento requer, por parte dos educadores e da comunidade escolar, disponibilidade, informações, discussões, reflexões. Caso contrário, pode gerar efeitos no plano moral, afetivo e social, podendo resultar em exclusão social.
Se a escola interagir com os alunos, os pais, enfim, com todos os envolvidos na vida escolar dos alunos, haverá a possibilidade de se construir projetos que visam à melhor e mais completa formação de cada aluno. O relacionamento entre escola e comunidade pode ainda criar ambientes culturais diversificados que contribuam para o conhecimento e para a aprendizagem do convívio social. Além disso, é fundamental que a escola assuma a valorização da cultura de seu próprio grupo, propiciando às crianças e aos jovens pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber.
Estrutura organizacional
Os PCN se iniciam com a exposição da concepção da área, para o ensino fundamental. Em seguida, define os objetivos gerais da área, que expressam capacidades que os alunos devem desenvolver ao longo da escolaridade obrigatória, explicitando a contribuição específica dos diferentes âmbitos do conhecimento.
Seus objetivos e conteúdos estão organizados em quatro ciclos (6º,7º,8º e 9º), o que evita a excessiva fragmentação de objetivos e conteúdos e torna possível uma abordagem menos parcelada dos conhecimentos, permitindo as aproximações sucessivas necessárias para que os alunos se apropriem deles. Cabe aos professores ministrar esses conteúdos de forma ampla e flexível.
Referencial curricular nacional
Cabe aos PCN encontrar respostas a problemas identificados no Ensino Fundamental II, objetivando uma transformação desse ensino que atenda às demandas da sociedade brasileira atual. Da mesma forma, devem orientar, de forma clara e objetiva, o ensino do 6º ao 9º ano, adequando-o aos ideais de democracia e buscando a melhoria da qualidade do ensino nas escolas brasileiras. Isso deve ser feito, respeitando as diversidades regionais, culturais e políticas, existentes no país.
Quanto aos currículos, além de se referirem a programas de conteúdos de cada disciplina, estes devem ser flexíveis para promover discussões e reelaborações quando realizados em sala de aula, já que é o professor que os concretiza.
Abrangência nacional
Tendo como característica principal a abrangência nacional, os PCN passam a garantir a toda a criança do 6º ao 9º ano o acesso ao conhecimento elaborado para que ela possa usufruir do exercício da cidadania. Da mesma forma, possibilita que um aluno de qualquer lugar do Brasil, do interior ou do litoral, de uma grande cidade ou da zona rural tenha o direito de aprender, assegurado pelo Estado.
Embora a educação básica seja assegurada por essa instituição, torna-se necessário garantir aos alunos o acesso ao conjunto dos bens públicos, entre os quais insere-se o dos conhecimentos socialmente relevantes. Além disso, é preciso que se valorize a utilização crítica e criativa dos conhecimentos e não somente um acúmulo de informações e conteúdos. Mesmo porque os PCN não se apresentam como um currículo mínimo comum ou um conjunto de conteúdos obrigatórios de ensino.

Os professores devem guiar seus alunos para que estes possam compreender a cidadania como participação social e política
Objetivos
Por meio dos PCN, os professores devem guiar seus alunos para que estes possam compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito . Além disso, os educadores devem deixar claro a seus educandos que o diálogo é a melhor forma de mediar conflitos e auxiliar nas decisões coletivas.
Muito importante também é que os alunos valorizem a pluralidade cultural, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de orientação sexual, de etnia ou outras características individuais e sociais. Além disso, devem confiar em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
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Complemente seus estudos, acessando os artigos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases.
Por Andréa Oliveira.
Confira o conteúdo dos PCN (6º a 9º), na íntegra, abrindo os arquivos em PDF:
- Volume 01 - Introdução aos PCNs
- Volume 02 - Língua Portuguesa
- Volume 03 - Matemática
- Volume 04 - Ciências Naturais
- Volume 05 - Geografia
- Volume 06 - História
- Volume 07 - Arte
- Volume 08 - Educação Física
- Volume 09 - Lingua Estrangeira
- Volume 10.1 - Temas Transversais - Apresentação
- Volume 10.2 - Temas Transversais - Pluralidade Cultural
- Volume 10.3 - Temas Transversais - Meio Ambiente
- Volume 10.4 - Temas Transversais - Saúde
- Volume 10.5 - Temas Transversais - Orientação Sexual
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
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Comentários

FRANCISCO SILVA SOUZA
23 de mai de 2019Sempre venho ao site pra pesquisas, os materiais as vezes são mais atualizados do que os dos sites oficiais.

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de mai de 2019Olá Francisco Silva Souza,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber que você gosta dos conteúdos que postamos.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

ROSIVAGNO NASCIMENTO
7 de nov de 2018MUITO BOM

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de nov de 2018Olá Rosivagno,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

karina cristina silva braga
3 de jul de 2018Bom dia. tenho uma duvida. o PCN é o mesmo do fundamental I ( 1 a 4 serie) para o fundamental II ( 6 ao 9 ano) ? O documento continua o mesmo desde de 1997?

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de jul de 2018Olá karina,
Saiba sobre a PCN atualizada em 2000, clique aqui e leia o lei completa.
Para mais informações, procure a secretaria de educação da sua cidade.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Marcos kevin
17 de mai de 2018Quero aprender mais sobre a matematica

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de mai de 2018Olá Marcos,
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

REGILANE ARAUJO VIANA
22 de abr de 2018MATERIAL EXCELENTE

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23 de abr de 2018Olá Regilane,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Francimar da Costa Souza
29 de jan de 2018Maravilha estas informações. Amei contribuiu e muito com o meu trabalho.

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30 de jan de 2018Olá Francimar,
Ficamos felizes que nosso conteúdo tenha lhe auxiliado.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Ismaelino Ferreira Soares
20 de fev de 2017Excelente site de informações, gostaria de receber informações sobre Educação Física do 6º ao 9º ano parabéns continuem contribuindo para o crescimento e fortalecimento do ensino para esta nação que tem grandes pensadores e doutores do saber.

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22 de fev de 2017Olá Ismaelino,
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre educação.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Tiago Geller
1 de fev de 2017Olá, gostaria de saber se tem mais alterações/atualizações referentes ao PCN informado acima. Caso sim, me disponibilize por gentileza.

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de fev de 2017Olá Tiago,
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Jayne Oliveira
19 de out de 2016Olá, gostaria de saber quais as alterações feitas pela última atualização em relação ao PCN de 1998, no caso, a atualização que foi feita em 2000.

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de out de 2016Olá Jayne,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre a PCN atualizada em 2000, clique aqui e leia o lei completa.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

euzimar cerdeira pereira
12 de jun de 2016ola! gostaria de receber mais informações sobre conteúdos que pode auxiliar professores a promover excelente aulas de matemática.

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13 de jun de 2016Olá Euzimar,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre educação.
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Ana Carolina dos Santos