WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: Tema Transversal Saúde

Para o PCN: Tema Transversal Saúde, cabe aos educadores abrirem um debate na sala de aula sobre a situação de saúde de diferentes grupos, valorizando a pluralidade cultural

PCN de Saúde.

O aprendizado de procedimentos e os valores positivos com relação à saúde vão além das áreas e temas do currículo.

Para o PCN: Tema Transversal Saúde, o educador deve levar em conta a diversidade cultural, ao trabalhar essa temática com os alunos, e, em especial, valorizar a pluralidade intrínseca à cultura brasileira, proporcionando uma excelente oportunidade para a discussão sobre a situação de saúde de diferentes grupos, suas percepções diferenciadas quanto à questão, como resolvem seus problemas cotidianos e como têm se mobilizado para transformar sua realidade.

Ao abordar a temática Saúde o professor favorecerá o entendimento das diferentes maneiras como valores e práticas relativos à saúde em geral, ou especificamente, no âmbito da sexualidade humana, compõem e refletem-se nas vivências biológicas, afetivas e sociais. Pois ambos, saúde e sexualidade, permeiam e se entrelaçam, não sendo possível trabalhá-los de forma desconectada.

Da mesma forma, o desenvolvimento de concepções e atitudes, o aprendizado de procedimentos e os valores positivos com relação à saúde vão além das áreas e temas do currículo. Tudo se concretiza nas diferentes atividades escolares, em todos os espaços da escola e do entorno escolar, por meio da construção gradual de uma dinâmica que permita a vivência de situações favoráveis ao fortalecimento de compromissos para a busca da saúde. Por isso, a educação para a Saúde desenvolve-se, com igual importância, em situações de convivência que se criam e no atendimento oportuno de interesses dos alunos.

A escola também pode promover a organização de campanhas, seminários, trabalhos artísticos, mobilizando diversas classes, divulgando informações, ou utilizando materiais educativos produzidos pelos serviços de saúde. Assim, os alunos compreenderão melhor a temática Saúde e formularão proposições com base em questões reais. Com isso, a educação para a Saúde não correrá o risco de se transformar em um projeto vazio, distante da realidade doa alunos.

Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Acesse o link abaixo e confira o PCN de Saúde, na íntegra, em PDF:

PCN – Tema Transversal Saúde

Complemente seus estudos, acessando os artigos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!