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PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: Tema Transversal Pluralidade Cultural

Para o PCN: Tema Transversal Pluralidade Cultural, o educador deve proporcionar a seus alunos a valorização das diversas culturas presentes no Brasil e o respeito a elas

PCN de Pluralidade Cultural.

O professor deve oferecer a seus alunos, e construir junto a eles, um ambiente de respeito e aceitação, de interesse e de valorização.

Para o PCN: Tema Transversal Pluralidade Cultural, o professor deve oferecer aos alunos oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos. Isso deve ser feito por meio da valorização das diversas culturas presentes no Brasil, propiciando ao aluno a compreensão de seu próprio valor e promovendo a sua autoestima. E é no ambiente escolar que os alunos irão perceber injustiças e manifestações de preconceito e discriminação que possam recair sobre eles, ou que venham a testemunhar. Dessa forma, eles começarão a repudiar tais práticas.

Com a educação, a discriminação manifestada em gestos, comportamentos e palavras, que afastam os grupos sociais, pode ser efetivamente combatida. Entretanto, não se pode esquecer que esses problemas não são somente do âmbito comportamental, individual, mas também das relações sociais. Por isso, cabe ao educador o desafio de criar outras formas de relação social e interpessoal, por meio da interação entre o trabalho educativo escolar e as questões sociais, fazendo com que seus alunos se posicionem de forma crítica diante delas.

Esse processo será facilitado, se o professor levar em conta o cotidiano dos seus alunos, já que este oferece muitas manifestações que permitem o trabalho em sala de aula sobre pluralidade. Como exemplos, temos: as notícias de jornal, rádio e TV, os programas e os suplementos destinados às crianças e aos jovens, bem como as festas locais. Além disso, o intercâmbio entre escolas de diferentes regiões do Brasil e de diferentes municípios de um mesmo Estado são instrumentos pedagógicos que propiciam a formação pluricultural dos alunos.

Além disso, o professor deve oferecer a seus alunos, e construir junto a eles, um ambiente de respeito e aceitação, de interesse e de valorização. Da mesma forma, deve garantir espaço para situações específicas vividas pelo aluno em seu cotidiano fora da escola. Isso nos prova que a pluralidade é um trabalho de construção, no qual o envolvimento de todos se dá pelo respeito e pela própria constatação de que, sem o outro, nada se sabe sobre ele, a não ser o que a própria imaginação fornece.

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Por Andréa Oliveira.

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Comentários

layse

24 de mai de 2015

Muito bom.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mai de 2015

Olá, Layse!

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre PCN.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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