WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: Tema Transversal Orientação Sexual

Para o PCN: Tema Transversal Orientação Sexual, cabe à escola abordar os diversos valores que permeiam a sexualidade para auxiliar o aluno a construir um ponto de autorreferência

PCN de Orientação Sexual.

No caso dos alunos adolescentes, as manifestações da sexualidade tendem a deixar de ser fonte de agressão e medo para se tornarem assunto de reflexão. 

A questão da sexualidade já é abordada em casa, onde são transmitidos os valores que cada família adota como seus e espera que as crianças e os adolescentes os assumam. Por isso, para o PCN: Tema Transversal Orientação Sexual, cabe à escola abordar os diversos pontos de vista, os valores e as crenças existentes na sociedade para auxiliar o aluno a construir um ponto de autorreferência por meio da reflexão. No entanto, como a abordagem do tema constitui um processo formal e sistematizado que ocorre na escola, é primordial que haja um planejamento minucioso por parte dos educadores.

Em outras palavras, o trabalho de Orientação Sexual na escola se faz problematizando, questionando e ampliando o leque de conhecimentos e de opções para que o próprio aluno escolha seu caminho. Essas diferentes temáticas deverão ser trabalhadas dentro do limite da ação pedagógica, sem invadir a intimidade e o comportamento de cada aluno ou do professor. O que deve ser feito é auxiliar alunos e educadores a discriminarem o que pode e deve ser compartilhado no grupo e o que deve ser mantido como vivência pessoal.

Da mesma forma, os Parâmetros propõem aos professores que a temática Orientação Sexual seja abordada em sala de aula, por meio das mensagens transmitidas pela mídia, pela família e pelas demais instituições da sociedade. Tudo isso com o objetivo de formar a opinião dos alunos a respeito do que lhes é ou foi apresentado, debatendo com eles os diversos valores associados à sexualidade e aos comportamentos sexuais existentes na sociedade, para que possam desenvolver atitudes coerentes com os valores que eles próprios elegeram como seus.

Instituições de ensino que abordarem o tema Sexualidade, conforme sugerem os Parâmetros, certamente obterão o aumento do rendimento escolar – devido ao alívio de tensão e à preocupação com questões da sexualidade – e o aumento da solidariedade e do respeito entre os alunos, além de diminuir a angústia e a agitação em sala de aula. No caso dos alunos adolescentes, as manifestações da sexualidade tendem a deixar de ser fonte de agressão, provocação, medo e angústia para tornar-se assunto de reflexão.

Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Acesse o link abaixo e confira o PCN de Orientação Sexual, na íntegra, em PDF:

PCN – Tema Transversal Orientação Sexual

Complemente seus estudos, acessando os artigos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!