- Anterior
- Próxima

O educador deve desenvolver nos alunos uma visão crítica e racional da questão ambiental, embasados em fatos concretos e contextualizados.
Para o PCN: Tema Transversal Meio Ambiente, a principal função do professor ao trabalhar esse tema é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e a atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos, o educador trabalhe com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de procedimentos.
Quando se fala em meio ambiente, há muitas informações, valores e procedimentos aprendidos no cotidiano dos alunos. Tudo isso deverá ser trazido e debatido nos trabalhos escolares para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos no reconhecimento dos valores expressos por comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais. Além disso, o educador precisa buscar informações nos meios de comunicação, como o rádio, a TV e a imprensa, pois estes constituem uma importante fonte de informações para os alunos sobre o meio ambiente.
No entanto, é imprescindível os educadores relativizarem essas informações, muitas vezes transmitidas de forma equivocada pela mídia, ao mostrar que elas traduzem um posicionamento diante da realidade e que é possível haver outros. Essa postura crítica é muito importante para que os alunos reavaliem essas mesmas informações, percebendo os vários determinantes da leitura, os valores a elas associados, além daqueles trazidos de casa. Isso os ajuda a agir com visão mais ampla e, portanto, mais segura ante à realidade que vivem.
Da mesma forma, é necessário que os professores busquem com os alunos outras fontes, enquanto desenvolvem suas atividades, por meio da pesquisa em livros e do levantamento de dados, conversando com os colegas das outras disciplinas, ou convidando pessoas da comunidade, como professores especializados, técnicos de governo, lideranças, médicos, agrônomos, moradores tradicionais que conhecem a história do lugar, entre outros. Isso permitirá aos alunos uma visão crítica e racional da questão ambiental, embasados em fatos concretos e contextualizados.
Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Acesse o link abaixo e confira o PCN de Meio Ambiente, na íntegra, em PDF:
PCN – Tema Transversal Meio Ambiente
Complemente seus estudos, acessando os artigos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases.
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.