WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: Tema Transversal Ética

Para o PCN: Tema Transversal Ética, os alunos devem aprender conceitos como liberdade, tolerância, sabedoria de conviver com o diferente e com a diversidade

PCN de Ética.

Cabe ao professor mostrar a seus alunos o caráter democrático da sociedade brasileira, o que lhes permite a expressão das diferenças.

Para o PCN: Tema Transversal Ética, o educador deve desenvolver nos alunos sua visão crítica de  como agir perante os outros, pois esta é a questão central da Moral e da Ética. Ambas consideradas como o conjunto de princípios ou padrões de conduta dos indivíduos em uma sociedade. Em outras palavras, cabe ao professor propor atividades que levem o aluno a pensar sobre sua conduta e a dos outros a partir de princípios, e não de receitas prontas.

Entretanto, essa é uma tarefa bastante difícil, pois é preciso possuir critérios, valores, e mais ainda, estabelecer relações e hierarquias entre esses valores para nortear as ações de seus alunos em sala de aula e no meio social. Por exemplo, é ou não ético roubar um remédio, cujo preço é inacessível, para salvar alguém que, sem ele, morreria? Deve-se privilegiar a vida ou a propriedade privada? Nem sempre as respostas são fáceis, principalmente em casos polêmicos. E é o professor que deve mostrar isso a seus alunos.

O certo a fazer é enfocar a moralidade humana no contexto histórico e social. O aluno deve conhecer a diversidade de valores presentes na sociedade brasileira. No entanto, por se tratar de uma referência curricular nacional, que objetiva o exercício da cidadania, é imperativa a remissão à referência nacional brasileira: a Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988. Nela, encontram-se elementos que identificam questões morais. Daí a necessidade de trabalhar tais princípios em sala de aula.

Da mesma forma, cabe ao professor mostrar a seus alunos o caráter democrático da sociedade brasileira, já que este é um modo de sociabilidade que permite a expressão das diferenças, a expressão de conflitos, ou seja, a pluralidade. No entanto, os alunos devem aprender conceitos como liberdade, tolerância, sabedoria de conviver com o diferente, com a diversidade. Nesse contexto, a escola deve educar seus alunos para que estes possam tomar parte nessa construção e serem livres para pensarem e julgarem.

Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Acesse o link abaixo e confira o PCN de Ética, na íntegra, em PDF:

PCN – Tema Transversal Ética

Complemente seus estudos, acessando os artigos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases.


Por Andréa Oliveira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!