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PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Para o PCN: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o educador deve preocupar-se em contextualizar competências, habilidades e conteúdos que envolvam as diversas linguagens

PCN de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O desafio do educador é coordenar o ensino das diversas linguagens e a gestão de sala de aula.

Para o PCN: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o professor deve buscar uma formação sólida do aluno para que este possa se desenvolver individual, acadêmica e profissionalmente. O desafio do educador é coordenar o ensino das diversas linguagens e a gestão de sala de aula – aí compreendidas aprendizagens de procedimentos, valores, normas e atitudes. Da mesma forma, o educador deve preocupar-se em contextualizar competências, habilidades e conteúdos que envolvam a linguagem, explicitando o seu significado, evidenciando sua importância e identificando sua articulação com o todo.

Ao trabalhar a área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias o professor deve privilegiar tanto a aquisição como o desenvolvimento das competências gerais de Representação e Comunicação, que se pode traduzir por manejar sistemas simbólicos e decodificá-los. A utilização dos códigos que dão suporte às linguagens deverá buscar não apenas o domínio técnico, mas também a competência de desempenho do aluno, ao saber usar as linguagens em diferentes situações ou contextos, considerando os tipos de interlocutores.

Da mesma forma, cabe ao educador analisar os recursos expressivos das linguagens, recuperar o patrimônio representativo da cultura, bem como articular redes de diferenças e semelhanças entre as linguagens. Em outras palavras, cabe ao professor trabalhar as linguagens não apenas como formas de expressão e comunicação, mas como constituidoras de significados, conhecimentos e valores, em um contexto sociocultural, pois a principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção de sentido.

Por isso, as linguagens e os códigos são considerados instrumentos formadores de conceitos,  dinâmicos e situados no espaço e no tempo, com implicações de caráter histórico, sociológico e antropológico. Mesmo porque, ao sistematizar o conhecimento da língua, o aluno lança mão de recursos mentais como em qualquer processo de descoberta científica: a observação de padrões, a detecção de regularidades, a identificação de problemas, bem como a formulação e a explicação de hipóteses.

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Por Andréa Oliveira.

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Comentários

Cleide Pinheiro Pantoja

1 de dez de 2014

Preciso desse material para fazer concurso, uma vez que sou professora da área e também preciso de atualizações do conteúdo.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de dez de 2014

Olá, Cleide!

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Atenciosmente,

Ana Carolina dos Santos

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