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É o educador o principal responsável pela criação das situações de estímulo para que o aluno construa relações entre o estudado e o vivido.
Nas convivências entre as gerações, nas fotos e lembranças dos antepassados e de outros tempos, os alunos socializam-se, aprendem regras sociais e costumes, agregam valores, projetam o futuro e questionam o tempo. Ou seja, eles sempre participam, a seu modo, desse trabalho da memória, que sempre recria e interpreta o tempo e a História. Além disso, os alunos e suas famílias agregam às suas vivências, informações, explicações e valores oferecidos nas salas de aula. Por isso, para o PCN de História, o professor deve possibilitar aos alunos que estes reelaborem esses muitos saberes, constituindo assim o que se chama de saber histórico escolar.
Para os Parâmetros, fazem parte desse saber as tradições de ensino da área, as vivências sociais de professores e alunos, as representações do que e como estudar, as produções escolares de docentes e discentes, o conhecimento, fruto das pesquisas dos historiadores, as formas e conteúdos provenientes dos mais diferentes materiais utilizados, as informações organizadas nos manuais e as informações difundidas pelos meios de comunicação e pela internet. Tudo isso favorece a aquisição do conhecimento histórico dos alunos.
Cabe aos educadores desenvolver trabalhos que valorizam atores individuais, quer sejam lideranças políticas, militares, diplomáticas, intelectuais ou religiosas, quer sejam homens anônimos tomados como exemplos para permitir o entendimento de uma coletividade. Da mesma forma, podem trabalhar com sujeitos históricos coletivos, destacando a identidade e/ou a discordância entre grupos sociais. Em ambos os casos, o professor deve relacionar tais sujeitos históricos com valores, modos de viver, pensar e agir.
Tudo isso deve ser feito com o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de observar, de extrair informações e de interpretar algumas características da realidade do seu entorno, de estabelecer algumas relações e confrontações entre informações atuais e históricas, de datar e localizar as suas ações e as de outras pessoas no tempo e no espaço e, em certa medida, poder relativizar questões específicas de sua época. E é o educador o principal responsável pela criação das situações de estímulo para que o aluno construa relações entre o estudado e o vivido.
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Acesse o link abaixo e confira o PCN de História, na íntegra, em PDF:
PCN – História
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Por Andréa Oliveira.
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Comentários
Gildete da Conceição Silva
16 de mai. de 2014Precisando ter acesso aos PCNs da Educação Infantil
Resposta do Portal Cursos CPT
16 de mai. de 2014Olá, Gildete!
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Ana Carolina dos Santos