WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: História

Para o PCN de História, fazem parte do saber histórico as tradições de ensino da área, as vivências sociais de professores e alunos, bem como as representações do que e como estudar

PCN de História.

É o educador o principal responsável pela criação das situações de estímulo para que o aluno construa relações entre o estudado e o vivido.

Nas convivências entre as gerações, nas fotos e lembranças dos antepassados e de outros tempos, os alunos socializam-se, aprendem regras sociais e costumes, agregam valores, projetam o futuro e questionam o tempo. Ou seja, eles sempre participam, a seu modo, desse trabalho da memória, que sempre recria e interpreta o tempo e a História. Além disso, os alunos e suas famílias agregam às suas vivências, informações, explicações e valores oferecidos nas salas de aula. Por isso, para o PCN de História, o professor deve possibilitar aos alunos  que estes reelaborem esses muitos saberes, constituindo assim o que se chama de saber histórico escolar.

Para os Parâmetros, fazem parte desse saber as tradições de ensino da área, as vivências sociais de professores e alunos, as representações do que e como estudar, as produções escolares de docentes e discentes, o conhecimento, fruto das pesquisas dos historiadores, as formas e conteúdos provenientes dos mais diferentes materiais utilizados, as informações organizadas nos manuais e as informações difundidas pelos meios de comunicação e pela internet. Tudo isso favorece a aquisição do conhecimento histórico dos alunos.

Cabe aos educadores desenvolver trabalhos que valorizam atores individuais, quer sejam lideranças políticas, militares, diplomáticas, intelectuais ou religiosas, quer sejam homens anônimos tomados como exemplos para permitir o entendimento de uma coletividade. Da mesma forma, podem trabalhar com sujeitos históricos coletivos, destacando a identidade e/ou a discordância entre grupos sociais. Em ambos os casos, o professor deve relacionar tais sujeitos históricos com valores, modos de viver, pensar e agir.

Tudo isso deve ser feito com o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de observar, de extrair informações e de interpretar algumas características da realidade do seu entorno, de estabelecer algumas relações e confrontações entre informações atuais e históricas, de datar e localizar as suas ações e as de outras pessoas no tempo e no espaço e, em certa medida, poder relativizar questões específicas de sua época. E é o educador o principal responsável pela criação das situações de estímulo para que o aluno construa relações entre o estudado e o vivido.

Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Acesse o link abaixo e confira o PCN de História, na íntegra, em PDF:

PCN – História

Complemente seus estudos, acessando os artigos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Gildete da Conceição Silva

16 de mai de 2014

Precisando ter acesso aos PCNs da Educação Infantil

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de mai de 2014

Olá, Gildete!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!