
Nossas decisões e a maneira como lidamos com os recursos em nossas vidas são afetadas por forças psicológicas, sociais e culturais, principalmente, por nossos valores e emoções. "Os valores refletem a importância que você dá às coisas enquanto as emoções refletem a maneira como você se sente e age com relação a estas. Juntas, essas forças exercem forte influência em nossas escolhas", afirma Dr.ª Nerina Aires Coelho Marques, professora do Curso a Distância CPT Finanças na Família - Administração e Controle, em Livro+DVD e Curso Online.
Os valores são crenças duradouras que temos de que uma coisa ou situação é preferível a uma outra. Dessa maneira, funcionam como guias de nosso comportamento. Os valores são permanentes, o que vai mudando é a importância relativa que damos às coisas. Há fases em nossa vida em que valorizamos mais o dinheiro, a profissão, status social, do que em outras. Com o passar do tempo, a ordem de importância vai mudando e passamos a priorizar a família, a saúde, a liberdade, por exemplo. Em outras, são a justiça, a verdade, a espiritualidade que recebem um maior peso em nossas decisões.
É muito importante que tenhamos clareza de nossos valores e de como nos sentimos a respeito destes para que possamos tomar decisões mais coerentes com as necessidades e desejos de nossa família. Os valores vão determinar as prioridades de cada um, em particular, e do grupo, na hora de dispor de seu tempo e de seus recursos.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Casa Prática.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.