
O TDA/H é considerado um distúrbio infantil muito comum e, com bastante frequência, prejudica o rendimento escolar, mesmo que em alguns momentos a criança demonstre ser capaz de aprender, e pareça ser inteligente. "Evidentemente, existem diversas outras razões para que uma criança apresente baixo rendimento escolar, como dificuldades emocionais, baixo nível intelectual, dificuldades de leitura, dificuldades auditivas ou visuais, entre outras, mas o TDA/H é tido como uma causa importante de fracasso nos estudos", afirma Luciana Fiel, professora do Curso a Distância CPT A Criança e o TDA/H - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, em Livro+DVD e Curso Online.
Alguns estudos afirmam que esse transtorno é mais frequente em meninos que em meninas, mas o que se sabe também é que nas meninas a hiperatividade geralmente não é tão acentuada quanto nos meninos, e por isso elas perturbam menos em casa e na escola, sendo menos facilmente identificadas como apresentadoras desse problema. Imaginamos que a professora vai ter sua atenção despertada facilmente pelo menino inquieto, falador, que perturba sempre as aulas, que não faz seus deveres de casa, e essa mesma professora não vai se sentir tão mobilizada pela menina quietinha, tímida, educada, que nunca faz perguntas, mas que vive nas nuvens durante as aulas.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.